domingo, 29 de maio de 2011

Mapa em 3D do Universo Local

Os astrônomos do Centro de Astrofísica, da Universidade de Harvard e do Instituto Smithsoniano, divulgaram o mais completo mapa em três dimensões do universo local.


Este mapa, que demorou mais de dez anos para estar completo, é notável por estender-se bem próximo ao plano galático, uma região onde geralmente é coberta por poeira cósmica.

Trata-se de um mapa de distribuição das galáxias, até uma distância de 380 milhões de anos-luz, no universo local, classificadas no desvio para o vermelho.

O "universo local" é o conteúdo de uma esfera com centro no planeta Terra. Desvio para o vermelho (redshift, em inglês) é um fenômeno onde a luz emitida tem seu comprimento de onda dilatado para o final vermelho do espectro, devido a velocidade de afastamento entre a fonte e o observador. Com o universo em expansão, as galáxias com maior desvio para o vermelho possuem a maior distância até a Terra.

A imagem original deste mapa pode ser encontrada a partir da nota de impressa desta divulgação, neste endereço:
http://www.cfa.harvard.edu/news/2011/pr201116.html

terça-feira, 24 de maio de 2011

Usando o Wget com proxy

Algumas redes locais possuem acesso à Internet através de um servidor proxy. Quando isto ocorre, todas as aplicações executadas nas máquinas da rede local, que forem acessar algum serviço da Internet, precisam estar configuradas para o uso do servidor proxy.

O Wget, assim como a maioria das aplicações no sistema Linux, utiliza arquivos para o armazenamento das configurações de sua inicialização. O uso destes arquivos evita a digitação de muitas opções durante a linha de comando, deixando as opções permanentes. Para o Wget o arquivo de alcance global, para todos os usuários, é o '/etc/wgetrc' e o arquivo para um usuário exclusivamente é o '~/.wgetrc'.

A sintaxe do arquivo wgetrc é simples. Cada linha deve conter algo como 'variável = valor'. As linhas iniciadas com cerquilha (#) são linhas de comentários e a cerquilha também serve para desativar alguma opção.

Para configurar um proxy no Wget, edite o arquivo wgetrc, adicione ou descomente e altere as linhas a seguir de acordo com os detalhes do servidor proxy de sua rede (para ilustrar, o exemplo contém três modelos de definição de endereço):

https_proxy = http://proxy.yoyodyne.com:8080/
http_proxy = http://10.78.0.254:8080
ftp_proxy = 10.78.0.254:8080
proxy_user = usuário
proxy_passwd = senha

Pense bem antes de definir alguma opção nestes arquivos de configuração, pois estas definições reduzem a funcionalidade do Wget. Qualquer dúvida consulte a página manual do Wget.

sábado, 21 de maio de 2011

Quantos brasileiros diferentes podem existir?

Diversas características diferenciam uma pessoa em nosso país. Dentre as principais incluem naturalidade, raça, classe, crença, sexo, faixa etária, preferência política e porque não time de futebol e gosto musical.

Para cada característica se tem algumas ou centenas de variações. Se quisermos calcular quantas combinações podem ser formadas com estas características basta aplicar o princípio multiplicativo da combinatória. Mas antes vamos ver o que cada característica pode conter.

O número de municípios no Brasil é de 5.565, segundo o IBGE 2010, variando em zona urbana e rural. (x 5565 x 2)

As variações da raça humana resumidamente podem ser sete, incluindo branco, negro, índio, amarelo, e os mestiços mulato, caboclo e cafuzo, sem aprofundar no conceito de etnia. (x 7)

Segundo a FGV em seu "Atlas do Bolso dos Brasileiros", as classes econômicas são cinco, de A a E. (x 5)

O IBGE no censo demográfico de 2000 classificou as religiões em 19 categorias, são elas: Católica apostólica romana, Evangélicas, De missão, De origem pentecostal, Outras religiões evangélicas, Espírita, Espiritualista, Umbanda, Candomblé, Judaica, Budismo, Outras religiões orientais, Islâmica, Hinduísta, Tradições esotéricas, Tradições indígenas, Outras religiosidades, Sem religião e Não determinadas. (x 19)

Considerando não somente o sexo biológico mas também a opção sexual, para o sexo um indivíduo masculino ou feminino pode ser homossexual, heterossexual ou bissexual. (x 6)

Para faixa etária basicamente temos criança, adolescente, adulto e idoso. (x 4)

Os partidos políticos registrados no TSE são em um total de 27 e o cidadão pode ser simpatizante de algum ou ser neutro. (x 28)

Não poderia faltar a preferência por um time de futebol, onde de acordo com a CBF o futebol brasileiro tem em atividade 783 clubes profissionais. (x 783)

E os gêneros musicais, basicamente temos rock, pop, samba, pagode, sertanejo, axé, metal, erudito, salsa, lambada, eletrônica, hip-hop, funk, jazz, blues, reggae, por aí vai. Resumidamente 16, adotando que só gostamos de um. Imaginem as combinações aqui. (x 16)

Para todos estes números, uma simples aplicação do princípio fundamental da contagem forma expressão aritmética (5565 x 2 x 7 x 5 x 19 x 6 x 4 x 28 x 783 x 16), que como resultado dá o impressionante número 62.311.445.683.200.

Como podem ver, é possível existir aproximadamente 62 trilhões de brasileiros diferentes. Muitas outras características, não citadas aqui, podem diferenciar as pessoas, o que tornaria este resultado um número ainda mais astronômico.

Sabendo que a população do Brasil é de "apenas" 190.732.694 pessoas (Censo 2010), é grande a possibilidade de que não existam dois brasileiros iguais. Isto é diversidade!

Exporte para PDF os artigos da Wikipedia

A Wikipedia é uma enciclopédia para web, em diversas línguas, de conteúdo gratuito e baseada em um modelo de edição aberta. A Wikipedia é escrita pela colaboração de inúmeros voluntários na Internet. Qualquer um pode escrever e alterar os artigos da Wikipedia, exceto em alguns casos onde a edição é restrita para prevenir vandalismos.

A Wikipedia possui um recurso, disponível nas páginas dos artigos, que é a exportação do conteúdo para o formato PDF, assim é possível baixar o arquivo. Através de um atalho (Print/export - Download as PDF) localizado na coluna da esquerda, o usuário pode acionar a ferramenta da Wikipedia que renderiza o texto e gera o arquivo PDF.

Se desejar juntar mais de um artigo em um mesmo arquivo PDF, a Wikipedia oferece uma ferramenta chamada "Book Creator". Com esta ferramenta o usuário pode selecionar artigos de diferentes páginas, ordená-los como desejar e então gerar o arquivo único, no formato PDF. Como o nome diz, esta ferramenta serve para gerar um livro.

As vantagens da versão em PDF para os artigos são a leitura offline, preparação para impressão, leitura em um e-reader, essencialmente útil para quem quer guardar uma cópia do artigo.

Confira os livros previamente elaborados pela comunidade, que estão catalogados nesta página da Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Wikipedia_books_(community_books)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quebra-cabeça da cruz de três eixos

Este quebra-cabeça, normalmente de madeira e encontrado para venda em feiras de artesanato, é um jogo de montagem onde as peças devem ser encaixadas, de modo a formar uma estrutura pré-determinada.

Pela Internet encontram-se diversas denominações para este quebra-cabeça, incluindo cruzeta, cruz dupla, cruz tripla, cruz 3d e cruz chinesa. É uma cruz formada por seis pinos de madeira, arranjados aos pares, em três eixos ou três dimensões.


O objetivo é desmontá-lo, embaralhar as peças e remontá-lo. As peças se encaixam perfeitamente, sem sobrar alguma e nem ficar buraco na cruz.

Já encontrei diversas versões deste quebra-cabeça, com diferentes cortes para o encaixe dos pinos. Algumas com poucas variações (pinos que se repetem) e outras com as seis peças distintas.

A versão que possuo é esta apresentada a seguir. São seis peças diferentes, com cortes em cantos de 90 graus e as dimensões dos cortes variando, em relação à largura do pino, em 0,5x, 1x, 1,5x e 2x a largura. Conforme ilustra a figura abaixo:


A solução para esta versão, única na posição de encaixe mas não necessariamente encaixados na ordem ilustrada, é apresentada na figura a seguir. A referência de cada peça é a mesma da figura anterior, para melhor identificação. As peças são encaixadas uma a uma até que a cruz fique completa:


Este quebra-cabeça é fácil construir em casa. Basta um bastão quadrado de madeira e algumas ferramentas de corte. É um excelente passatempo e exercício de concentração.

sábado, 14 de maio de 2011

Problema de Lógica: Ultrapassagens na corrida

Em uma sensacional corrida de 200 metros rasos, João ultrapassou Carlos, que estava em terceiro lugar. Logo em seguida, João ultrapassou José e Carlos e José trocaram de posição cinco vezes. Sabendo que não houve mais ultrapassagens durante a prova, qual a posição respectiva de chegada de Carlos, João e José?




RESPOSTA




Estado inicial:   primeiro, José, Carlos, João
1ª ultrapassagem: primeiro, José, João, Carlos
2ª ultrapassagem: primeiro, João, José, Carlos
1ª troca:         primeiro, João, Carlos, José
2ª troca:         primeiro, João, José, Carlos
3ª troca:         primeiro, João, Carlos, José
4ª troca:         primeiro, João, José, Carlos
5ª troca:         primeiro, João, Carlos, José

Posição de chegada de Carlos, João e José: Terceiro, Segundo e Quarto, respectivamente.

Informações em código QR

O código QR (QR code) é um símbolo, na forma de uma matriz de duas dimensões, com o propósito de armazenar informações, que pode ser texto com letras e números, endereço de site ou outro tipo de dado.

Com a mesma ideia do bastante difundido código de barras, o código QR funciona de forma semelhante, um leitor óptico capta a imagem com a informação codificada. Dependendo do tipo da informação, seu conteúdo é processado para determinada finalidade.

O código consiste de uma série de pontos pretos arranjados em um quadrado sobre um fundo branco. Por ser de duas dimensões, os pontos podem ser lidos tanto no sentido horizontal quanto no sentido vertical, possibilitando centena de vezes mais dados que um código de barras comum.

Link para a página principal deste blog em QR Code

O código QR foi desenvolvido por uma empresa japonesa chamada Denso Wave, subsidiária da Toyota, e era utilizado para identificar as partes na montagem dos veículos. As letras QR são a abreviação para resposta rápida (Quick Response) pois a informação é recuperada rapidamente.

Criar uma imagem em código QR apenas editando os pontinhos é extremamente trabalhoso, impraticável pois é necessário realizar conversões para numeração binária, além de uma série de cálculos matemáticos para verificação e outros controles da codificação.

Existem softwares disponíveis pela Internet que servem para codificar e criar as imagens em código QR. Ou é possível criar diretamente pelo site, existem alguns com esta função, por exemplo:

http://qrcode.kaywa.com/
http://zxing.appspot.com/generator/
http://delivr.com/qr-code-generator

A Denso Wave mantém um site sobre o projeto (http://www.denso-wave.com/qrcode/index-e.html), onde é possível obter informações e softwares sobre o código QR.

A grande mania do momento são os softwares para celulares que fazem a leitura dos códigos QR e direcionam a informação para a aplicação referente. Quando identificado um endereço de site, o navegador é aberto para visualização do site. Um exemplo de software para celular é o Upcode (http://www.upc.fi/en/upcode/).

A capacidade para dados varia de acordo com a versão do código, da resolução da imagem e do nível de correção de erro. A versão 40, em uma imagem de 177x177 módulos pode armazenar 7089 caracteres numéricos, ou 4296 caracteres alfanuméricos, ou 2953 bytes em dados binários etc.

O código QR é aberto para uso e sua patente, de propriedade da Denso Wave, não é praticada.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Combine os comandos com os operadores de controle

Na maioria dos interpretadores de comandos (shell) do Linux é possível combinar comandos, em uma única linha de comando, colocando um ponto e vírgula (;) entre eles. O ponto e vírgula é um operador de controle do shell que faz os comandos serem executados independentemente, um a um, na ordem em que estão.

$ comando1 ; comando2 ; comando3

Alguns shells suportam ainda mais. É possível que a execução do comando seguinte dependa do sucesso da execução do comando anterior. Usando o operador de controle &&, o comando seguinte só será executado se seu comando anterior retornar o estado zero de saída, isto é, se o primeiro comando for executado com sucesso. Se o primeiro comando falhar, o segundo não será executado.

$ comando1 && comando2

Similarmente, o operador de controle || faz o comando seguinte só ser executado se a execução do comando anterior retornar um estado de saída diferente de zero, isto é, se o primeiro comando falhar, o segundo comando será executado. Se o primeiro comando for executado com sucesso, o segundo comando não será executado.

$ comando1 || comando2

Exemplos:

# cd /a/b/c && tar xvf ~/arquivo.tar
# cd /a/b/c || mkdir -p /a/b/c
# cd /a/b/c || mkdir -p /a/b/c && tar xvf -C /a/b/c ~/arquivo.tar

sábado, 7 de maio de 2011

Meu conselho para escolha de GPS

Devido aos meus artigos sobre GPS (http://dan-scientia.blogspot.com/search/label/gps) tenho recebido alguns pedidos de conselhos para escolha de um bom aparelho (PDA) de GPS. Desta forma vou escrever o meu gosto para o que considero um bom GPS.

Eu não vou ponderar aqui o serviço de suporte oficial (e pago) das empresas que fabricam os hardwares e os softwares de GPS, eu não uso este serviço. Irei apenas descrever características que, a meu ver, facilitam o uso do GPS, tanto para a navegação em si quanto principalmente na configuração e atualização dos softwares, para quem tem uma Internet à frente.

A base para o software de navegação ser executado no aparelho é o sistema operacional. Neste quesito recomendo fortemente um PDA que possua o Windows CE. A maioria dos softwares navegadores são para este sistema e assim fica possível a troca de um para outro. Geralmente os aparelhos usam uma aplicação que esconde o acesso ao Windows CE, se esta aplicação for flexível é possível escolher facilmente qual software navegador iniciar.

Quanto ao software de navegação, a primeira característica que deve-se levar em conta é o total suporte à língua portuguesa e mapa do Brasil (quem comprou um Magellan nos EUA e veio usá-lo aqui sabe disso). Em seguida, podemos observar a flexibilidade para suporte à mapas de diversas empresas (Navteq, Teleatlas e derivados). Pode ocorrer que em determinada cidade um mapa será melhor que outro e a possibilidade da troca do mapa é um ponto a favor (Obs.: existe software que nele mesmo, no menu, tem a opção para troca).

Ainda em relação ao software de navegação, pode ser interessante algumas flexibilidades além, como adicionar outras vozes, pontos de interesse (POI), radares, veículos em 3D, comparação entre rotas, temas visuais e até jogos.

Sobre o hardware do PDA, é importante um processador veloz, pois os softwares de navegação, quando cheios de recursos incorporados, exigem mais processamento, em conjunto com uma (memória) RAM à altura. As telas existem em diversas dimensões em pixels, quanto maior melhor, é claro, mas eu recomendo as dimensões mais "comuns" pois possuem uma maior compatibilidade com alguns softwares adicionais, por exemplo jogos, assim 320x240 ou 480x272 é a minha preferência.

O espaço de armazenamento é outro ponto a considerar. Dê preferência a aparelhos que suportem cartões adicionais de memória flash (hoje em dia a maioria suporta) e de grande capacidade (4GB, 8GB por exemplo). E ainda se vai ser possível executar softwares a partir do cartão (lembra do aplicativo sobre o Windows?). O acesso ao dispositivo de armazenamento também precisa ser observado. Os melhores, quando conectados no computador pelo cabo USB, aparecem como unidades externas e não dependem exclusivamente de aplicações como Microsoft Sync etc.

O grande problema é que a maioria destas informações não são fornecidas claramente pelos fabricantes e vendedores. Uma ou outra característica a gente só fica sabendo depois que compramos o aparelho. Para amenizar isso é uma boa medida consultar os fóruns sobre GPS, para investigar sobre determinados aparelhos, antes de adquirir. Eis alguns:

http://www.gpspoint.com.br/
http://www.gpsbra.com/bra/
http://www.portalgps.com.br/

Estes fóruns são uma maravilha para quem gosta de "fuçar" no seu aparelho.

Para concluir minha preferência, eu gosto bastante da linha iGO de softwares de navegação, são muito flexíveis, aceitam temas visuais, recursos adicionais, é fácil encontrar mapas pela Internet, POIs, vozes etc. Tem mapas da Teleatlas e da Navteq para ele. Por exemplo, o iGO Amigo tem jogos bem divertidos, além de uma interface limpa e clara. Resumidamente, o iGO existe nas versões 8.3 (iGO 8), 8.4 (iGO Amigo) e 8.5 (iGO Primo).

Um aparelho que já venha com o iGO vai facilitar as futuras atualizações. Se o aparelho trazer outro software, verifique nos fóruns se alguém obteve sucesso na troca pelo iGO. Uma vez no iGO, atualizá-lo vai ser bem fácil.

Quem não pretende atualizar, nem sabe fazer isso ou não quer se preocupar com isso, qualquer marca no mercado vai funcionar bem. Quem quer ir além, vale a pena escolher um aparelho com software flexível.