domingo, 27 de maio de 2012

Problema de Lógica: Expressões pandigitais

Um número é dito pandigital se contém cada um dos dígitos de 0 à 9. Também existe o número pandigital sem zero, que contém cada um dos dígitos de 1 à 9. Algumas vezes é adotada uma restrição para que cada dígito apareça somente uma vez. Uma fração contendo cada um dos dígitos de 1 à 9 é denominada fração pandigital.

Os dois problemas a seguir contém uma expressão pandigital. O número 1 do resultado da equação não faz parte da sequência de 1 à 9:

I) Preencha os espaços na equação usando números de 1 à 9, cada um apenas uma vez, para que satisfaça a equação. Os dois espaços juntos formam um número de dois dígitos.



II) Preencha os espaços na equação usando números de 1 à 9, cada um apenas uma vez, para que satisfaça a equação. O denominador é uma multiplicação entre os dígitos.








RESPOSTA






(I) 9/12 + 5/34 + 7/68 = 1

(II) 1/(3x6) + 5/(8x9) + 7/(2x4) = 1

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é um blog?

Existem muitos usuários na Internet que utilizam um serviço de blog. Mas, de acordo com sua origem, muitos utilizam com um propósito diferente.

O termo blog é uma abreviação da expressão weblog, que por sua vez é a união das palavras web e log. Em uma breve etimologia, a palavra log é uma expressão inglesa com um dos significados sendo diário de bordo. Na informática é definida como a anotação das atividades ocorridas no computador, ou registros do computador. Desta forma, log é um registro das atividades.

A união com o termo web, referente à rede de documentos em formato HTML, na Internet, fez com que a expressão significasse registro das atividades publicado na web, ou simplesmente diário na rede. O termo weblog foi criado em 1997 por Jorn Barger, ele é considerado o primeiro blogueiro.

Assim, usa-se uma página na web para armazenar os registros, sejam pessoais ou provenientes de serviços computacionais, em ordem. Para facilitar, usa-se um site com uma estrutura que permite a atualização rápida a partir de acréscimos, denominados artigos ou postagens. E são, comumente, organizados de forma cronológica inversa.

Esta estrutura atual de weblog tem servido também com um propósito diferente. Como esta estrutura facilita bastante a manutenção de um site, ela é utilizada não somente para diário de atividade mas para publicar qualquer conteúdo textual. Um exemplo é este meu uso do serviço do Blogger, onde posto artigos de algumas ciências.

Frente de toda esta variedade de uso desta estrutura de weblog, pode soar errôneo descrever que mantém um blog, pois muitas vezes é apenas um site estruturado neste formato.

Outras versões de blogs incluem o fotolog e o videolog, para postagens exclusivas de conteúdo não textual.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Novo ebook introdutivo para a certificação Linux Essentials

A empresa alemã Linup Front (http://www.linupfront.de/) está disponibilizando gratuitamente um ebook de treinamento para o novo exame de certificação da Linux Professional Institute (http://www.lpi.org/), o programa Linux Essentials (http://www.lpi.org/linux-certifications/introductory-programs/linux-essentials).

O ebook "Linux Essentials The LPI Introductory Programme" (http://shop.linupfront.de/product/lxes/) possui aproximadamente 300 páginas com um conteúdo completo de introdução ao Linux e ao software livre, destinado a cursos de escolas e faculdades. O arquivo PDF está disponível em alemão e inglês (http://shop.linupfront.de/static/tocs/lxes-en--c.pdf).

O exame introdutório Linux Essentials é recomendável, mas não requerido, na preparação para os programas profissionais LPIC. Define o conhecimento básico do sistema operacional Linux em uso como desktop e orienta o papel do Linux em um contexto amplo das indústrias de TI.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ilustração de Flammarion

Tem uma imagem que acompanha este blog desde seu início, está na coluna da direita, lá embaixo entre as últimas "geringonças" (o Blogger chama de gadgets), denominada "Flammarion woodcut" ou "Flammarion engraving". Esta imagem, de autoria desconhecida, teve sua primeira aparição no livro do astrônomo francês Camille Flammarion, publicado em 1888, intitulado "L'atmosphère: météorologie populaire".



A ilustração encontra-se na segunda parte do livro, que trata da luz e seus fenômenos óticos no ar, no capítulo I: O dia - A forma do céu, página 163. Esta ilustração vem acompanhada de uma legenda onde está escrito:

"Um missionário da Era Medieval disse que ele havia encontrado o ponto aonde o céu e a Terra se tocam..."

(Un missionnaire du moyen àge raconte qu'il avait trouvé le point où le ciel et la Terre se touchent...)

A imagem tem o propósito de ilustrar e esclarecer o que é apresentado no texto deste capítulo, onde condiz com um parágrafo da página 162, na expressão:

"Mas o que é este azul que certamente existe, e cujo o véu nos cobre as estrelas durante o dia?"

(Mais quel est donc ce bleu qui certainement existe, et dont le voile nous cache les étoiles pendant le jour?)

É esta frase que utilizo junto com a imagem aqui no blog, em uma tradução adaptada: "O que é esta abóboda azul, que certamente existe e nos impede de ver as estrelas durante o dia?". Esta imagem retrata brilhantemente a curiosidade humana pela esfera celeste, curiosidade esta desde as primeiras civilizações. É uma obra de arte para a astronomia.

A denominação desta imagem contém o termo "woodcut" ou "engraving" porque é uma estampa, uma pintura gerada por uma entalhadura na madeira, uma xilogravura, parecido com um carimbo. Não existem informações precisas sobre a origem desta imagem, provavelmente ela foi criada pelo próprio Flammarion, como não há outra hipótese a imagem é atribuída à Flammarion.

Para quem tiver curiosidade, o livro "L'atmosphère: météorologie populaire" pode ser lido e baixado no site da Gallica, biblioteca digital da Biblioteca nacional da França, pelo endereço: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m

terça-feira, 15 de maio de 2012

SIMET Sistema de Medição de Tráfego Internet

Aposente todos os medidores de velocidade de Internet que você costuma utilizar, agora existe um bem mais interessante e possivelmente mais fidedigno, trata-se do SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet).

No SIMET (http://simet.nic.br/) os testes são feitos até o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) mais próximo do local que se encontra seu computador. Por que isto é melhor? Porque se um teste for feito em um local distante, às vezes até em outro país, não estará sendo testada a qualidade da rede do seu provedor, e sim a rede de todos os provedores utilizados para chegar ao local do teste. Se você possui uma conexão boa mas no meio no caminho existe um tráfego lento, o resultado da medição fica comprometido.

O SIMET é mantido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (http://www.ceptro.br/). O CEPTRO.br é a área do NIC.br responsável por serviços e projetos relacionados principalmente à infra-estrutura da Internet no Brasil e ao seu desenvolvimento.

Um PTT (http://ptt.br/) é um local onde os provedores e empresas se conectam para a comunicação direta entre si, do tráfego de Internet. O PTTMetro é um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (http://www.cgi.br/) que desenvolve a infra-estrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet Brasileira. Então, um PTTMetro é uma interligação de pontos de interconexão de redes, comerciais e acadêmicas, em um gerenciamento centralizado. Atualmente existem 20 PTTs no Brasil, localizados nas regiões metropolitanas.

Ao acessar a página de teste do SIMET (http://simet-publico.ceptro.br/), o navegador solicita uma autorização para executar a aplicação em Java. Basta aceitar. Como o sistema usa o Java para realizar os testes, é necessário ter o Java VM.

O teste aborda diversas propriedades de uma conexão. O primeiro teste é da latência, que é o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar deste, também conhecido como Ping. O segundo teste é do Jitter, a diferença entre os Pings, para upload e download. Depois são testadas as velocidades de upload e download nos protocolos TCP e UDP.

Todos os testes são ilustrados com gráficos, além das tabelas com os resultados finais. Visualmente é bem agradável e legível. Como se não bastasse, é possível ainda informar o CEP da sua localidade e assim alimentar um mapa de todo o território brasileiro, com o resultado da sua medição.

O SIMET possui um Mapa de Qualidade (http://simet.nic.br/mapas/) que ilustra os pontos onde foram realizados testes pelo SIMET. Cada ponto recebe uma cor de acordo com a qualidade da conexão. São inúmeros pontos por todo o Brasil, aplicando o zoom visualizam-se as cidades com milhares de pontinhos. É bem interessante!



Para mais informações consulte a FAQ (Perguntas Frequentes) no endereço http://simet.nic.br/faq.html

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Livros sobre jogos, enigmas e quebra-cabeças lógico-matemáticos

Segue uma "pequena" lista dos livros que tratam do mais popular gênero de passatempo, os jogos, enigmas e quebra-cabeças lógico-matemáticos.

Os desafios ou problemas lógico-matemáticos são utilizados não somente em passatempos mas também em testes de seleção para emprego, testes psicológicos, testes de inteligência etc. Estes livros serão mais do que suficientes para quem procura exercitar o cérebro e assim melhorar a capacidade mental do raciocínio lógico-matemático.

Os livros apresentados neste artigo estão todos em sua edição original, em inglês. Alguns fora de catálogo e somente encontrados em uma boa biblioteca. A Amazon contém quase todos. Vamos à lista, ao todo são 55 livros:

Título: 40 Puzzles and Problems in Probability and Mathematical Statistics
Autor: Wolfgang Schwarz
Editora: Springer
Ano: 2010

Título: 536 Puzzles and Curious Problems
Autor: Henry Ernest Dudeney
Editora: Charles Scribner's Sons
Ano: 1970

Título: Algorithmic Puzzles
Autor: Anany Levitin, Maria Levitin
Editora: Oxford
Ano: 2011

Título: American Book of Mathematical Puzzles and Diversions
Autor: Martin Gardner
Editora: The Second Scientific
Ano: 1987

Título: Ancient Puzzles: Classic Brainteasers and Other Timeless Mathematical Games of the Last Ten Centuries
Autor: Dominic Olivastro
Editora: Bantam
Ano: 1993

Título: Creative Puzzles of the World
Autor: Pieter Van Delft, Jack Botermans
Editora: Key Curriculum Press
Ano: 1993

Título: Einstein's Riddle: Riddles, Paradoxes and Conundrums to Stretch Your Mind
Autor: Jeremy Stangroom
Editora: Bloomsbury
Ano: 2009

Título: Famous Puzzles of Great Mathematicians
Autor: Miodrag S. Petkovic
Editora: American Mathematical Society
Ano: 2009

Título: Fantastic Book of Logic Puzzles
Autor: Muriel Mandell, Elise Chanowitz
Editora: Sterling Publishing
Ano: 1986

Título: Fantastic Book of Math Puzzles
Autor: Margaret C. Edmiston, Jim Sharpe
Editora: Orient Paperbacks
Ano: 1998

Título: Games and Puzzles for Elementary and Middle School Mathematics
Autor: Seaton E. Smith Jr., Carl A. Backman
Editora: NCTM
Ano: 1975

Título: Game, Set and Math: Enigmas and Conundrums
Autor: Ian Stewart
Editora: Basil Blackwell
Ano: 2007

Título: Great Book of Math Puzzles
Autor: Philip Ernest Heafford
Editora: Sterling Publishing
Ano: 1993

Título: Groovy Geometry: Games and Activities That Make Math Easy and Fun
Autor: Lynette Long
Editora: Wiley
Ano: 2003

Título: IQ Mindbenders: Over 500 Mind-bending Puzzles
Autor: Joe Cameron
Editora: Arcturus
Ano: 2007

Título: Luck Logic and White Lies: The Mathematics of Games
Autor: Jörg Bewersdorff
Editora: A K Peters
Ano: 2004

Título: Math and Logic Games: A Book of Puzzles and Problems
Autor: Franco Agostini
Editora: Facts On File
Ano: 1986

Título: Math and Logic Puzzles for PC Enthusiasts
Autor: J. J. Clessa
Editora: Dover Publications
Ano: 1996

Título: Mathematical Morsels
Autor: Ross Honsberger
Editora: Mathematical Association of America
Ano: 1979

Título: Mathematical Puzzles: A Connoisseur's Collection
Autor: Peter Winkler
Editora: A K Peters
Ano: 2003

Título: Mathematical Puzzles for Beginners and Enthusiasts
Autor: Geoffrey Mott-Smith
Editora: Dover Publications
Ano: 1954

Título: Mathematical Puzzling
Autor: A. Gardiner
Editora: Dover Publications
Ano: 2011

Título: Mathematical Recreations
Autor: Maurice Kraitchik
Editora: Dover Publications
Ano: 2006

Título: Mathematical Recreations and Essays
Autor: W. W. Rouse Ball
Editora: Macmillan
Ano: 2010

Título: Mathematics Puzzles from Around The World
Autor: Martin Gardner
Editora: ?
Ano: ?

Título: Math Games and Activities From Around the World
Autor: Claudia Zaslavsky
Editora: Chicago Review
Ano: 1998

Título: Math Logic Puzzles
Autor: Kurt Smith
Editora: Sterling Publishing
Ano: 1996

Título: Math Puzzles and Brainteasers, Grades 3-5
Autor: Terry Stickels
Editora: Jossey-Bass
Ano: 2009

Título: Math Puzzles and Brainteasers, Grades 6-8
Autor: Terry Stickels
Editora: Jossey-Bass
Ano: 2009

Título: More Mathematical Morsels
Autor: Ross Honsberger
Editora: Mathematical Association of America
Ano: 1996

Título: More Math Games and Activities From Around the World
Autor: Claudia Zaslavsky
Editora: Chicago Review
Ano: 2003

Título: More Puzzles Paradoxes and Brain Teasers
Autor: Stan Gibilisco
Editora: TAB
Ano: 1990

Título: My Best Mathematical And Logic Puzzles
Autor: Martin Gardner
Editora: Dover Publications
Ano: 1994

Título: Mystifying Math Puzzles
Autor: Steve Ryan
Editora: Sterling Publishing
Ano: 1999

Título: New Book of Puzzles: 101 Classic and Modern Puzzles to Make and Solve
Autor: Jerry Slocum, Jack Botermans
Editora: W H Freeman
Ano: 1992

Título: Problem Solving Through Recreational Mathematics
Autor: Bonnie Averbach, Orin Chein
Editora: Dover Publications
Ano: 1999

Título: Professor Hoffmann's Best Math and Logic Puzzles
Autor: Louis Hoffmann
Editora: Dover Publications
Ano: 2007

Título: Professor Stewart's Cabinet of Mathematical Curiosities
Autor: Ian Stewart
Editora: Basic Books
Ano: 2009

Título: Puzzle Craft
Autor: Stewart T. Coffin
Editora: Stewart Coffin
Ano: 1985

Título: Puzzlers' Tribute: A Feast for the Mind
Autor: David Wolfe, Tom Rodgers, Authur Clarke
Editora: A K Peters
Ano: 2001

Título: Puzzles 101: A Puzzlemasters Challenge
Autor: Nobuyuki Yoshigahara
Editora: A K Peters
Ano: 2003

Título: Puzzles in Math and Logic: 100 New Recreations
Autor: Aaron J. Friedland
Editora: Dover Publications
Ano: 1971

Título: Puzzles Old and New
Autor: Louis Hoffmann
Editora: Frederick Warne & Co
Ano: 1893

Título: Recreational Mathematics
Autor: Trent Lynch
Editora: White World
Ano: 2012

Título: Recreations in Mathematics
Autor: H. E. Licks
Editora: D. Van Nostrand
Ano: 1917

Título: Recreations in the Theory of Numbers
Autor: Albert H. Beiler
Editora: Dover Publications
Ano: 1964

Título: Riddles in Mathematics: A Book of Paradoxes
Autor: Eugene P. Northrop
Editora: D. Van Nostrand
Ano: 1964

Título: Test Your Logic: 50 Puzzles In Deductive Reasoning
Autor: George J. Summers
Editora: Dover Publications
Ano: 1972

Título: The Colossal Book of Short Puzzles and Problems
Autor: Martin Gardner, Dana Richards
Editora: W W Norton
Ano: 2005

Título: The Everything Kid's Math Puzzles Book
Autor: Meg Clemens, Sean Clemens, Glenn Clemens
Editora: Adams Media
Ano: 2003

Título: The Liar Paradox and the Towers of Hanoi: The Ten Greatest Math Puzzles of All Time
Autor: Marcel Danesi
Editora: Wiley
Ano: 2004

Título: The Master Book of Mathematical Recreations
Autor: Fred Schuh
Editora: Dover Publications
Ano: 2011

Título: The Moscow Puzzles: 359 Mathematicals Recreations
Autor: Boris A. Kordemsky
Editora: Charles Scribner's Sons
Ano: 1992

Título: Wonders of Numbers: Adventures in Mathematics, Mind and Meaning
Autor: Clifford A. Pickover
Editora: Oxford University
Ano: 2002

Título: World's Hardest Puzzles
Autor: Charles Barry Townsend
Editora: Orient Paperbacks
Ano: 1993

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Puzzles Old and New

Aos entusiastas de quebra-cabeças, o livro "Puzzles Old and New" está disponível gratuitamente na Internet Archive (http://archive.org/). Este livro, publicado em 1893 pela editora Frederick Warne & Co. e de autoria do professor Louis Hoffmann, é um catálogo dos principais quebra-cabeças mecânicos com suas soluções, disponíveis na Era Vitoriana do Reino Unido, e muitos outros novos e clássicos quebra-cabeças.

A edição original do livro "Puzzles Old and New" foi digitalizada pela Boston Public Library (http://www.bpl.org/) e está disponível em diversos formatos eletrônicos no endereço http://archive.org/details/puzzlesoldnew00hoff.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Problema de Lógica: Vinho com água no barril

Um empregado desonesto retira três medidas de vinho de um barril e substitui com a mesma quantidade de água. Ele repete o roubo duas vezes, removendo um total de 9 medidas e substituindo com água. Como resultado desta fraude, o vinho diluído remanescente no barril perdeu metade da sua composição original. Quanto de vinho havia originalmente no barril?





RESPOSTA





Vamos considerar que o barril possuía x medidas de vinho.

Após uma retirada de 3 medidas e substituição por água, a quantidade de vinho no barril e sua consistência são:

QA = x-3  e  CA = QA/x = (x-3)/x

Na a segunda retirada de mais 3 medidas, a quantidade de vinho removido será 3*CA = 3(x-3)/x. Após substituição por água, a quantidade de vinho no barril e sua consistência são:

QB=x-3-3(x-3)/x  e  CB = QB/x = (x-3-3(x-3)/x)/x

Na terceira retirada, o vinho removido será 3*CB = 3(x-3-3(x-3)/x)/x. Após substituição por água, a quantidade de vinho no barril e sua consistência final são:

QC = x-3-3(x-3)/x-3(x-3-3(x-3)/x)/x = (x-3)3/x2  e  CC = QC/x = (x-3)3/x3

Se, após a fraude, a consistência do vinho remanescente no barril é CC = 1/2, pela consistência final obtemos a equação:

(x-3)3/x3 = 1/2

Portanto, resolvendo x:

x = (3 * 21/3)/(21/3 - 1) = 14,5

No barril haviam originalmente 14,5 medidas de vinho.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Exibindo determinadas colunas com o awk

O programa awk é um editor de fluxo de texto. Sua função básica é procurar, em arquivos ou fluxo de dados, linhas ou textos que contenham um ou mais padrões. Quando a linha casa com um dos padrões, uma ação pode ser executada na respectiva linha.

Nas distribuições de Linux é comum encontrar o gawk, uma variante GNU com algumas extensões. O gawk possui todas as funcionalidades do awk original do UNIX. Neste artigo o programa será referenciado simplesmente como awk, entretanto usando como base o programa gawk.

O awk possui uma linguagem de programação própria, usando o tipo de dado string, arrays associativos e expressões regulares. Este artigo não abordará a linguagem toda mas apenas uma ação de impressão na saída padrão, a instrução print.

A sintaxe padrão do programa awk é:

gawk [opções] 'programa' arquivo

A única opção utilizada neste artigo é a -F, a qual define um ou mais caracteres como separadores de campo, ou delimitadores de campo. Por padrão o awk separa as palavras (ou campos) da linha delimitando-as pelos espaços vazios entre elas, incluindo qualquer caractere de espaço ou tab. Semelhante a arquivos CSV, onde os valores são separados por vírgula. Com a opção -F é possível especificar um caractere que será utilizado como delimitador, por exemplo "-F ,". Cada campo da linha será tratado como uma coluna vertical, como será visto mais adiante.

O argumento 'programa' define o processamento executado pelo awk. Pode ser um programa completo com uma sequência de instruções com condição-ação ou um simples comando, como será tratado aqui, o comando print. É importante proteger o código do programa com aspas, assim o shell não interpretará quaisquer caracteres especiais contidos no programa. Fazendo com que o shell trate todo o programa como um único argumento para o awk. Na sintaxe da linha de comando do awk, a instrução de ação deve ficar entre chaves, { e }.

A instrução de entrada/saída "print" é usada para realizar a saída de texto, na tela ou redireção a um arquivo, como em outras linguagens. Faz a impressão do resultado do programa. Como não usaremos uma condição, a instrução print será executada em cada linha da entrada.

Além da instrução print, na ação podemos incluir operadores. O operador para determinar quais colunas serão impressas é o $, na sintaxe $n. O número n indica a coluna, ou o campo na linha. Também é possível incluir sequências de caracteres, entre aspas, e alguns caracteres de escape, como \n (nova linha), \t (tab horizontal) e \ddd (caractere ASCII representado pelos três dígitos).

Vamos aos exemplos. A saída do comando "ls -l" retorna uma série de dados tabulados onde na primeira coluna temos as permissões, na segunda o número de ligações, na terceira o proprietário etc., em um total de "nove" colunas:

$ ls -l
drwxr-xr-x.  2 daniel daniel 4096 Mai  2 08:09 Desktop
drwxr-xr-x. 22 daniel daniel 4096 Mai  1 11:03 Documentos
drwxr-xr-x.  9 daniel daniel 4096 Mai  3 23:05 Downloads
drwxr-xr-x.  4 daniel daniel 4096 Abr 19 13:19 Imagens
drwxr-xr-x.  2 daniel daniel 4096 Jan  4 16:52 Músicas
drwxr-xr-x.  5 daniel daniel 4096 Mai  1 11:10 Vídeos

    $1      $2   $3     $4    $5  $6  $7  $8     $9

Para ser exibido em tela apenas a primeira coluna, com as permissões, e a nona coluna, com os nomes dos arquivos e diretórios, podemos usar a seguinte linha de comando:

$ ls -l | awk '{print $1 "\t" $9}'

A saída será:

drwxr-xr-x.     Desktop
drwxr-xr-x.     Documentos
drwxr-xr-x.     Downloads
drwxr-xr-x.     Imagens
drwxr-xr-x.     Músicas
drwxr-xr-x.     Vídeos

Obs.: O comando ls talvez tenha opções que façam esta filtragem, não vem ao caso. Se o nome do arquivo ou diretório conter espaço, somente a primeira palavra será exibida, a "nona" coluna.

Também podemos dar como entrada um arquivo. Se neste arquivo os campos estiverem separados por dois pontos, por exemplo no arquivo /etc/passwd, poderíamos usar a seguinte linha de comando para exibir somente o nome do usuário e o caminho do diretório home:

# awk -F : '{print "Usuário: " $1 "\tDiretório: " $6}' /etc/passwd

O awk é muito útil para filtragem de textos e formatação durante um processamento textual em um shell script, juntamente com o programa sed. Por exemplo, esta linha em um script, alimentaria a variável CONT com o número de linhas do arquivo texto:

CONT=`wc -l artigo.txt | awk '{print $1}'`

Consulte a página manual do awk para conhecer tudo que este interessante programa é capaz de fazer (man gawk).

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Extração de dados com o foremost e scalpel

Na computação forense, o procedimento de extração de dados, é uma etapa importante para o sucesso da perícia computacional. Um dado pode não estar mais alocado no sistema de arquivos, o que facilitaria a recuperação, mas pode estar ainda existente na superfície do disco.

A ferramenta foremost é um recuperador de arquivos usando uma base de dados com definições de cabeçalho, rodapé e estrutura dos dados de tipos de arquivos conhecidos. O foremost é independente de sistema de arquivos e pode recuperar dados de partições FAT, NTFS, ext2/3 ou RAW, tanto no acesso direto ao dispositivo como em imagem RAW.

A sinopse da linha de comando é:

foremost [opção]... [-o diretório] [-t tipo] [-i entrada]

Como principais opções, existem:

-d       Ativa a detecção indireta de blocos, recomendado para
         sistemas de arquivos Unix.
-i       Dispositivo ou imagem de entrada.
-o dir   Diretório onde serão gravados os arquivos recuperados.
-v       Ativa o modo verboso.

A opção -t especifica os tipos de arquivos que serão recuperados:

jpg    Suporte para os formatos JFIF, Exif e implementações de
       câmeras digitais modernas.
bmp    Suporte para o formato BMP do Windows.
exe    Suporte para arquivos executáveis do Windows, inclui DLLs.
mpg    Suporte para a maioria dos arquivos MPEG.
riff   Recupera arquivos AVI e RIFF pois possuem mesmo formato.
wmv    Recupera arquivos WMV e WMA pois possuem formatos similares.
ole    Esta opção recupera qualquer arquivo que use a estrutura OLE.
       Inclui PowerPoint, Word, Excel, Access, e StarWriter.
zip    Recupera ZIP e JAR pois possuem formatos similares.
       Inclui arquivos produzidos pelo OpenOffice pois são arquivos
       XML zipados. Arquivos do Office 2007 também são XML.
all    Utiliza todos os tipos de arquivos pré-definidos.
       Padrão se a opção -t não for usada.

E também: gif, png, avi, mp4, wav, mov, pdf, rar e htm

Caso um formato de arquivo não seja suportado internamente pelo foremost, seu tipo pode ser definido no arquivo de configuração '/etc/foremost.conf'. Este arquivo contém instruções para definição dos novos formatos.

Os arquivos recuperados serão gravados em subdiretórios de acordo com o seu tipo. Se não for usada a opção -o, será criado um diretório padrão.

Exemplos de uso do foremost:

# foremost -t jpg -i image.dd -o ~/recuperados

# foremost -t all -i /dev/sda3 -o ~/recuperados

# foremost -t gif,pdf -i image.dd

# foremost -vd -t ole,jpeg -i image.dd

# foremost image.dd


De forma semelhante, a ferramenta Scalpel é um recuperador de arquivos usando uma base de dados com definições de cabeçalho e rodapé de tipos de arquivos conhecidos. O Scalpel é independente de sistema de arquivos e pode recuperar dados de partições FAT, NTFS, ext2/3 ou RAW, tanto em dispositivos como em imagens RAW. O Scalpel é resultado de uma completa reedição da ferramenta foremost v0.69.

Antes de utilizar o Scalpel é necessário configurá-lo pelo arquivo '/etc/scalpel.conf', descomentando as linhas que definem os tipos de arquivos que serão recuperados. Também há instruções neste arquivo. Para recuperar os arquivos de uma partição, use um comando semelhante a:

# scalpel /dev/sda3 -o ~/recuperados


Nestas ferramentas, o processo pode ser demorado, dependendo do tamanho do HD e de quantos arquivos existem para serem recuperados. Os arquivos recuperados serão copiados para o diretório especificado pela opção -o, em subdiretórios de acordo com o tipo do arquivo.

O foremost e o Scalpel não estão interessados no sistema de arquivos contido na partição ou imagem. Estas ferramentas simplesmente esperam que os blocos de dados dos arquivos residam sequencialmente no disco ou imagem que está sob investigação.

Este processo é conhecido como extração de dados (data carving). "Carving" é um termo genérico para extração de arquivos em imagens RAW, baseado em características específicas do formato, presentes nos arquivos (dados estruturados). Alguns estudos indicam o foremost como mais confiável.