domingo, 22 de novembro de 2009

Gerando um pendrive com os arquivos de instalação do Windows XP

Com a popularização do netbook vem a necessidade de adaptar os arquivos de instalação do Windows XP, normalmente disponíveis em mídias de CD, para um pendrive. Pois um netbook não possui uma unidade leitora de CD/DVD e um pendrive é uma solução muito mais prática e barata do que uma unidade externa de CD/DVD.

Como existem alguns netbooks que não possuem uma unidade de disco rígido interna, que permite uma maior capacidade de armazenamento, possuindo em seu lugar uma unidade de armazenamento em memória flash, com uma capacidade bastante reduzida, é interessante fazer uma instalação do Windows XP enxuta o suficiente para poupar ao máximo o pouco espaço disponível. Como o instalador do Windows XP não fornece opções adequadas para isto, torna-se necessário utilizar um software chamado nLite.

O nLite é uma ferramenta para a escolha da configuração e ou remoção de componentes de uma pré-instalação do Windows. Opcionalmente o nLite pode gerar uma imagem para gravação em uma mídia ou para montar virtualmente. O nLite pode ser encontrado na Internet pelo endereço http://www.nliteos.com/.

A interface do nLite é bastante intuitiva, as etapas do processo são simples de executar e no final a pasta que contém os arquivos de instalação do Windows terá uma versão enxuta pronta para gravar em um pendrive. Uma dica é não remover o componente "Instalação manual e atualização" em "Opções do sistema operacional" pois é necessário para o reconhecimento do sistema na próxima ferramenta.

Concluída a preparação dos arquivos, o que falta agora é transferí-los para o pendrive. O WinSetupFromUSB é uma ferramenta capaz de formatar e preparar um pendrive para o boot. Este artigo contém o endereço para o download do WinSetupFromUSB: http://www.msfn.org/board/install-usb-winsetupfromusb-gui-t120444.html

Na tela inicial do WinSetupFromUSB devem ser selecionadas a pasta que contém os arquivos de instalação e a unidade do pendrive. Para o pendrive poder ser selecionado é preciso que esteja formatado adequadamente, provavelmente não está então clique no botão RMPrepUSB para formatar o disco USB.

Na janela da ferramenta RMPrepUSB escolha as opções desejadas e clique no botão "Prepare Drive". Para as opções, se o pendrive tem até 2GB de capacidade é indicado o sistema de arquivos FAT16, se for maior pode ser FAT32, e deixe a opção de boot como "WinPE/Vista v2 bootable [BOOTMGR] CC4". Clique em Exit para fechar o RMPrepUSB e retornar ao WinSetupFromUSB.

Verifique as demais opções na janela do WinSetupFromUSB, auxiliando-se pelas dicas dos balões de ajuda, para a necessidade de alguma configuração particular. Na maioria dos casos pode deixá-las como estão. Clique no botão GO para dar início ao processo de cópia para o pendrive. Concluído, pode sair do programa, o pendrive já está pronto.

Para realizar o boot pelo pendrive, no netbook, entre no setup da bios e habilite este recurso. A instalação do Windows pelo pendrive é um pouco diferente da instalação feita direta do CD. O gerenciador de boot utilizado pelo pendrive mostra duas opções à serem escolhidas, "First part of Windows XP Professional Setup" e "Second part of Windows XP Professional Setup". A segunda parte é para quando o computador reiniciar durante a instalação. De resto é a mesma coisa e realizado estes procedimentos o seu Windows XP será instalado com sucesso.

O uso do nLite só é necessário se desejar remover algum componente, incorporar alguma atualização ou automatizar algum passo da instalação do Windows XP, senão pode usar direto o conteúdo oficial da mídia de instalação. Para poupar espaço uma solução é remover os componentes de exemplos, ajudas e qualquer outro extra que costuma vir junto na instalação do Windows XP. É interessante também remover todos os drivers pois normalmente serão instalados os fornecidos pelo fabricante. Mas recomendo não remover o "Suporte ao hardware" para evitar problemas básicos de detecção.

Este artigo utiliza as versões nLite 1.4.9.1 e WinSetupFromUSB 0.2.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário