sexta-feira, 9 de julho de 2010

Particularidades dos movimentos da Terra e da Lua

A Terra possui dois movimentos principais, a rotação e a translação. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são a rotação, a revolução e a translação. Todos estes movimentos giratórios acontecem em um mesmo sentido mas ao redor de eixos distintos e em inclinações diferentes.

A rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza ao redor do seu eixo, no sentido anti-horário, para um referencial observando o planeta do espaço sideral sobre o polo norte. A rotação em torno do seu eixo é responsável pelo ciclo dia e noite. O período de rotação completo, ou seja, o giro de 360 graus, é de 23 horas, 56 minutos e 4,098903691 segundos. Por causa da simultaneidade com o movimento orbital, o tempo de rotação é de 24 horas.

O eixo da Terra possui uma inclinação em relação à perpendicular ao plano definido em sua órbita. Sua inclinação é de 23 graus, 26 minutos e 21,4119 segundos e é este ângulo que define as linhas dos trópicos, pela incidência perpendicular dos raios solares nos solstícios. As estações climáticas são causadas por esta inclinação do eixo de rotação da Terra e são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios.

Na astronomia, o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. O equinócio é um dos dois momentos em que o Sol em sua órbita aparente cruza o plano do equador celeste.

O solstício, quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Como os eventos ocorrem em uma simetria inversa, nos hemisférios norte e sul, as estações climáticas também ocorrem simetricamente invertidas.

A translação é o movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol, em um plano a 7,155 graus em relação ao plano equatorial do Sol, com uma excentricidade orbital de 0,01671123. O plano da órbita da Terra ao redor do Sol é denominado eclíptica. A posição mais próxima ao Sol, o periélio, acontece próximo do dia 3 de Janeiro e o ponto mais distante, o afélio, próximo do dia 4 de Julho. A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros e no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros.

O sentido da translação da Terra também é anti-horário, para um observador no polo norte celeste. Esse movimento é feito em uma velocidade de 29,78 quilômetros por segundo, com o período orbital de 365,256363004 dias.

O movimento de translação da Lua é o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra. Sua duração é o de um ano, portanto aproximadamente 365 dias. A rotação da Lua é o movimento que ela faz em torno do seu próprio eixo, que está à 6,687 graus da linha perpendicular ao seu plano orbital, e com uma velocidade equatorial de 4,627 metros por segundo. No entanto o eixo de rotação da Lua não é fixo em relação as estrelas, desta forma o ângulo entre a eclíptica, o plano da órbita da Terra ao redor do Sol, e o equador lunar é sempre 1,5424 graus. A revolução é o elíptico que ela faz ao redor da Terra, com uma velocidade de 1,022 quilômetros por segundo e uma excentricidade orbital de 0,0549. Todos os movimentos da Lua estão em um mesmo sentido, em um giro anti-horário para um observador no polo norte celeste.

Os movimentos de rotação e revolução (período sideral) da Lua tem a mesma duração, um período de 27 dias, 7 horas e 43,1 minutos. Devido à igualdade nas durações desses dois movimentos a Lua nos mostra sempre a mesma face. Entretanto, como a Terra está se movendo simultaneamente ao redor do Sol, o período de revolução da Lua é levemente mais longo, entre duas aparições da mesma fase da Lua à Terra, com 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos. É o chamado período sinódico.

Como a órbita da Lua também é elíptica, a distância da Lua à Terra varia ao longo do período da revolução, o que faz com que seu tamanho aparente mude de um ciclo para outro. A distância média da Lua à Terra é de 384,399 quilômetros. Com sua maior distância, o apogeu, sendo 405,696 quilômetros e sua menor distância, o perigeu, sendo 363,104 quilômetros.

O plano da órbita da Lua em torno da Terra está inclinada 5,145 graus em relação ao plano da órbita da Terra em torno do Sol e entre 18,29 e 28,58 graus em relação ao plano do equador terrestre. Esta inclinação do plano da órbita lunar aliada à inclinação do eixo de rotação lunar faz com que a área da superfície visível seja quase 3/5 da superfície lunar total.

A ilustração abaixo mostra os sentidos dos movimentos da Terra e da Lua. A a Terra posicionada nos momentos de solstícios e equinócios, com as datas para o hemisfério sul. As figuras estão fora de escala e as excentricidades orbitais não estão representadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário