domingo, 19 de setembro de 2010

Rodando jogos no DOSBox

O software DOSBox é um emulador de PC Intel x86, com suporte a som, gráfico, mouse, joystick etc., preparado para rodar jogos e demais softwares do sistema MS-DOS, os quais simplesmente não podem ser executados nos computadores e sistemas operacionais modernos. Possui um prompt de comando no estilo do DOS original, com apenas alguns comandos, sendo suficiente para instalar e executar muitos dos jogos para DOS. É um software gratuito e possui versões para os principais sistemas operacionais.

Neste artigo demonstro a versão para Linux e, como exemplo, a instalação e execução do jogo 11th Hour. Na página oficial do DOSBox na Internet (http://www.dosbox.com/) existe uma listagem dos jogos compatíveis, são centenas deles.

A distro Fedora disponibiliza o pacote para o DOSBox em seu repositório oficial, assim sua instalação torna-se simples. Na primeira execução o DOSBox cria seu arquivo de configuração no diretório pessoal do usuário. Neste arquivo, algo como ~/.dosbox/dosbox-0.74.conf, existem diversas linhas separadas em seções para a configuração das características do hardware emulado. A configuração padrão já é suficiente mas se desejar alguma em específico basta alterar as linhas envolvidas. A última seção, com a marca [autoexec], equivale ao arquivo autoexec.bat do sistema DOS.

Uma funcionalidade interessante do DOSBox é que podemos definir um diretório real, do sistema hospedeiro, para ser a raiz de uma unidade de armazenamento, por exemplo a unidade C. Desta forma, no prompt de comando do DOSBox podemos digitar o comando "mount C ~/DOSBOX" e então o diretório DOSBOX, localizado no diretório pessoal do usuário, será a unidade C no sistema DOS emulado.

Outra funcionalidade é de ser possível montar múltiplas imagens ISO na mesma letra de unidade e usar a combinação de teclas CTRL+F4 para trocar as imagens, selecionando a que ficará ativa. Como se estivesse trocando um disco na unidade física.

Na inicialização do sistema DOS emulado, fica disponível uma unidade de armazenamento contendo os comandos básicos. Identificada pela letra Z, esta unidade é algo como um ramdisk, como tinham os disquetes de instalação do Windows 95 ao Millenium.

Para exemplificar, vamos para um passo a passo da instalação e execução do jogo 11th Hour, no DOSBox. A partir das mídias do jogo foram geradas imagens ISO. Seguem os passos:

1. Criar uma pasta para conter os ISOs e outra para ser o drive C (neste exemplo são ~/ISOs e ~/DOSBOX).

2. Executar o DOSBox:

$ dosbox

3. No prompt do DOSBox, montar o drive C:

mount C ~/DOSBOX

4. No prompt do DOSBox, montar as imagens na unidade D:

imgmount D ~/ISOs/11hdisk1.iso ~/ISOs/11hdisk2.iso ~/ISOs/11hdisk3.iso ~/ISOs/11hdisk4.iso -t iso

5. Instalar o jogo (operar normalmente como se estivesse no sistema DOS).

d:
go.bat

6. Executar o jogo:

c:
cd GAMES\11H
go.bat

Depois, quando for somente executar o jogo, basta seguir os passos 2, 3, 4 e 6. Ou, dando mais um exemplo de funcionalidade do DOSBox, use somente a linha de comando abaixo:

$ dosbox ~/DOSBOX/GAMES/11H/GO.BAT -c "IMGMOUNT D ~/ISOs/11hdisk1.iso ~/ISOs/11hdisk2.iso ~/ISOs/11hdisk3.iso ~/ISOs/11hdisk4.iso -t iso" -exit

O DOSBox é muito simples e eficiente. Para sair do DOSBox digite o comando exit e para liberar o cursor do mouse para seu desktop, use CTRL+F10. O argumento -fullscreen inicia o DOSBox no modo tela cheia, ou use as teclas Alt+Enter para alternar entre os modos. É possível também reduzir a velocidade do processamento emulado para aproximar o desempenho dos computadores antigos. Nas páginas manuais há explicações para os outros comandos e teclas de atalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário