sábado, 21 de maio de 2011

Exporte para PDF os artigos da Wikipedia

A Wikipedia é uma enciclopédia para web, em diversas línguas, de conteúdo gratuito e baseada em um modelo de edição aberta. A Wikipedia é escrita pela colaboração de inúmeros voluntários na Internet. Qualquer um pode escrever e alterar os artigos da Wikipedia, exceto em alguns casos onde a edição é restrita para prevenir vandalismos.

A Wikipedia possui um recurso, disponível nas páginas dos artigos, que é a exportação do conteúdo para o formato PDF, assim é possível baixar o arquivo. Através de um atalho (Print/export - Download as PDF) localizado na coluna da esquerda, o usuário pode acionar a ferramenta da Wikipedia que renderiza o texto e gera o arquivo PDF.

Se desejar juntar mais de um artigo em um mesmo arquivo PDF, a Wikipedia oferece uma ferramenta chamada "Book Creator". Com esta ferramenta o usuário pode selecionar artigos de diferentes páginas, ordená-los como desejar e então gerar o arquivo único, no formato PDF. Como o nome diz, esta ferramenta serve para gerar um livro.

As vantagens da versão em PDF para os artigos são a leitura offline, preparação para impressão, leitura em um e-reader, essencialmente útil para quem quer guardar uma cópia do artigo.

Confira os livros previamente elaborados pela comunidade, que estão catalogados nesta página da Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Wikipedia_books_(community_books)

Nenhum comentário:

Postar um comentário