terça-feira, 15 de maio de 2012

SIMET Sistema de Medição de Tráfego Internet

Aposente todos os medidores de velocidade de Internet que você costuma utilizar, agora existe um bem mais interessante e possivelmente mais fidedigno, trata-se do SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet).

No SIMET (http://simet.nic.br/) os testes são feitos até o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) mais próximo do local que se encontra seu computador. Por que isto é melhor? Porque se um teste for feito em um local distante, às vezes até em outro país, não estará sendo testada a qualidade da rede do seu provedor, e sim a rede de todos os provedores utilizados para chegar ao local do teste. Se você possui uma conexão boa mas no meio no caminho existe um tráfego lento, o resultado da medição fica comprometido.

O SIMET é mantido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (http://www.ceptro.br/). O CEPTRO.br é a área do NIC.br responsável por serviços e projetos relacionados principalmente à infra-estrutura da Internet no Brasil e ao seu desenvolvimento.

Um PTT (http://ptt.br/) é um local onde os provedores e empresas se conectam para a comunicação direta entre si, do tráfego de Internet. O PTTMetro é um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (http://www.cgi.br/) que desenvolve a infra-estrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet Brasileira. Então, um PTTMetro é uma interligação de pontos de interconexão de redes, comerciais e acadêmicas, em um gerenciamento centralizado. Atualmente existem 20 PTTs no Brasil, localizados nas regiões metropolitanas.

Ao acessar a página de teste do SIMET (http://simet-publico.ceptro.br/), o navegador solicita uma autorização para executar a aplicação em Java. Basta aceitar. Como o sistema usa o Java para realizar os testes, é necessário ter o Java VM.

O teste aborda diversas propriedades de uma conexão. O primeiro teste é da latência, que é o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar deste, também conhecido como Ping. O segundo teste é do Jitter, a diferença entre os Pings, para upload e download. Depois são testadas as velocidades de upload e download nos protocolos TCP e UDP.

Todos os testes são ilustrados com gráficos, além das tabelas com os resultados finais. Visualmente é bem agradável e legível. Como se não bastasse, é possível ainda informar o CEP da sua localidade e assim alimentar um mapa de todo o território brasileiro, com o resultado da sua medição.

O SIMET possui um Mapa de Qualidade (http://simet.nic.br/mapas/) que ilustra os pontos onde foram realizados testes pelo SIMET. Cada ponto recebe uma cor de acordo com a qualidade da conexão. São inúmeros pontos por todo o Brasil, aplicando o zoom visualizam-se as cidades com milhares de pontinhos. É bem interessante!



Para mais informações consulte a FAQ (Perguntas Frequentes) no endereço http://simet.nic.br/faq.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário