segunda-feira, 11 de junho de 2012

Editar o arquivo boot.ini no Windows XP

O arquivo boot.ini do Windows XP é usado pelo programa Ntldr para carregar o sistema operacional. É um arquivo de texto puro e qualquer editor de texto simples pode ser usado para editar este arquivo. É um arquivo oculto pelo sistema e está localizado na raiz do C:.

Apesar de ser possível abrí-lo diretamente com um editor ou acessá-lo pelo gerenciador de arquivos, a janela de "Inicialização e recuperação" é uma interface específica para edição do boot.ini.

A janela "Inicialização e recuperação" pode ser aberta pela janela "Propriedades do sistema" (clique com o botão direito do mouse em Meu computador e clique em Propriedades, ou, clique em Iniciar, em Executar, digite sysdm.cpl e clique em OK), na guia Avançado, clicando no botão Configurações da seção Inicialização e recuperação.

Esta janela permite a configuração rápida de alguns itens do arquivo boot.ini e também possibilita abrir o arquivo no editor de texto, com um clique no botão Editar.

É recomendável sempre fazer uma cópia de segurança do arquivo boot.ini, antes de realizar qualquer alteração. O Windows Vista e superiores não utilizam este método de boot, no lugar do boot.ini é usado o Boot Configuration Data (BCD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário