domingo, 8 de julho de 2012

Atualizando as principais distros Linux

Existem dezenas de distribuições Linux, entretanto a grande maioria são baseadas nas quatro principais, Slackware, Debian, Suse e Red Hat, herdando as principais características e funcionalidades. Demonstrar o modo de operação destas quatro distros já é suficiente para abranger quase todas.

Uma das grandes características das distribuições Linux está na funcionalidade de atualização de todo o sistema. Independente do formato do pacote adotado, seja .rpm, .deb ou .txz, as distros dispõem de ferramentas que gerenciam a base de pacotes instalada. Cada distribuição, dentre as quatro base, terão ferramentas distintas para esta operação.

Apenas pela linha de comando, é possível executar esta atualização geral do sistema, substituindo os pacotes antigos por versões novas. A seguir veremos as particularidades de cada uma delas e os respectivos comandos básicos:

Red Hat, Fedora, CentOS:

Estas distribuições utilizam a ferramenta YUM no processo e usam o formato RPM nos pacotes. As configurações ficam no arquivo "/etc/yum.conf" e no diretório "/etc/yum.repos.d/". Para atualizar os pacotes instalados, execute o comando a seguir:

# yum update


Debian, Ubuntu:

Estas duas distros e suas descendentes, utilizam as ferramentas apt-get ou aptitude, em comandos semelhantes, e usam o formato DEB nos pacotes. As configurações de repositórios ficam no arquivo "/etc/apt/sources.list". Para atualizar os pacotes instalados, execute os comandos:

# apt-get update
# apt-get upgrade


openSUSE:

O openSUSE utiliza na linha de comando a ferramenta Zypper e usa o formato RPM nos pacotes. As configurações ficam no arquivo "/etc/zypp/zypper.conf". Para atualizar os pacotes instalados, execute os comandos:

# zypper list-updates
# zypper update


Slackware:

O Slackware utiliza na linha de comando a ferramenta slackpkg e usa o formato TXZ nos pacotes. As configurações de repositórios ficam no arquivo "/etc/slackpkg/mirrors". Para atualizar os pacotes instalados, execute os comandos:

# slackpkg update
# slackpkg check-updates
# slackpkg install-new
# slackpkg upgrade-all


O procedimento de atualização envolve primeiro atualizar a lista dos pacotes fornecidos pelos repositórios, para o sistema saber o que há de novo, e então atualizar os pacotes instalados por novos pacotes. Os comandos foram apresentados em ordem. A ferramenta YUM faz isto em apenas um comando, nas outras são necessários dois ou mais comandos.

Os comandos apresentados neste artigo são para uma atualização dos pacotes dentro da mesma versão da distribuição. É possível também atualizar os pacotes de modo que atualize a versão da distribuição, por exemplo de Debian 5 para Debian 6. Os comandos para este procedimento não estão demonstrados neste artigo.

Apenas o superusuário (root) tem a permissão para executar estes comandos, um usuário comum não é capaz de atualizar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário