domingo, 18 de novembro de 2012

A Escala do Universo

Existem muitas ilustrações que nos mostram as diferenças de tamanho entre alguns objetos. Aqui mesmo neste blog existe uma postagem comparando o tamanho dos astros (veja em: http://dan-scientia.blogspot.com.br/2009/07/comparando-o-tamanho-dos-astros.html) e outra com o quanto grande é o Sol (veja em: http://dan-scientia.blogspot.com.br/2009/07/o-quanto-grande-e-o-sol.html). Mas encontrei uma ilustração que é muito interessante.

No website HTwins.net, de propriedade dos irmãos gêmeos Cary Huang e Michael Huang, existe uma animação flash interativa desenvolvida por eles mesmos que permite realizar um zoom entre o menor objeto existente, isso em níveis quânticos, ao maior objeto existente, o nosso próprio Universo. A cada nível de zoom são mostrados alguns objetos que estão dentro da respectiva escala.

Intitulada "The Scale of the Universe 2", a animação pode ser acessada pelo endereço http://htwins.net/scale2/, com o texto em inglês. Há também uma versão multi-lingual pelo endereço http://htwins.net/scale2/lang.html, onde existe tradução para a língua portuguesa.

A animação é interativa, podemos alterar o nível de zoom clicando na barra de rolagem horizontal, na parte inferior. O nível inicia com a visão do corpo humano e alguns objetos da nossa escala. Deslizando o botão para a esquerda a visão se aproxima dos objetos menores e para a direita a visão se afasta, permitindo enxergar os objetos maiores.

É impressionante como em nosso Universo existem objetos tão distantes em escala. Como existem objetos tão minúsculos e como nosso Universo é vasto. Foi uma ótima ideia desenvolver esta animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário