quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Localizar um Android com o AndroidLost

Este artigo complementa o meu outro artigo "Como localizar um Android perdido" (http://dan-scientia.blogspot.com.br/2013/01/como-localizar-um-android-perdido.html) onde apresentei três aplicativos que localizam um smartphone perdido.

Encontrei um aplicativo que me impressionou pela simplicidade e por ter muitas funcionalidades. O AndroidLost (http://www.androidlost.com/), disponível gratuitamente na Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.androidlost), é uma ferramenta provavelmente melhor do que as três apresentadas no artigo anterior, pois possui mais funcionalidades gratuitas. Mas muito mais funcionalidades.

Começando pelos comandos por SMS, o AndroidLost possui muitos comandos para serem executados caso o aparelho esteja sem conexão com a Internet, ele recebe o comando por SMS e também devolve a informação por SMS. Em seguida, possui uma interface web com também muitos comandos e recebimento das informações do aparelho. Se não for o bastante, algumas respostas podem vir por e-mail, para seu e-mail pessoal.

Os comandos, além dos de praxe que são receber a coordenada geográfica, mapa com a localização, bloqueio do aparelho, limpeza dos dados, disparo de alarme etc., é possível recuperar as mensagens SMS para o e-mail, enviar SMS do seu aparelho digitando-a na interface web, exibir mensagem popup na tela do aparelho, tirar foto com a câmera e enviar o arquivo para o seu e-mail, e até pronunciar uma frase pelo sintetizador de voz do aparelho (text-to-speech), redigida na interface web.

Após a instalação do aplicativo pela Google Play, a configuração do AndroidLost é extremamente simples. De início, basta executar o aplicativo que a configuração e a conexão com os servidores da Google se completam e pronto, já está configurado e ativo. Depois, faça o login na interface web do AndroidLost, usando a sua conta do Google, e autorize o aplicativo a usar a sua conta Google. O AndroidLost usa a sua conta do Google para autenticação e controle do aparelho. A única ação manual no processo de configuração, importante, é o ajuste no sistema Android para dar permissão de administrador ao aplicativo AndroidLost. Na execução do aplicativo, em sua tela inicial, é exibido um botão com a legenda "Request Administrator rights". Clique nele e a interface do sistema, para configuração da permissão, é aberta, basta aceitar. A permissão de administrador é requerida para o AndroidLost conseguir executar ações mais intrusivas no aparelho, como bloqueio, limpeza etc.

Vale a pena ter o AndroidLost no aparelho, é simples, é bastante funcional e é bem leve no consumo dos recursos do aparelho. Outro ponto positivo é o tempo no retorno dos comandos, pela interface web é quase instantâneo. Estou usando, em conjunto com os outros aplicativos de recuperação.

Um comentário:

  1. Bom dia. Perdi o meu celular e o androidlost que esta instalado nele tinha me dado a localização dele,só que eu nao imprimi a foto do local. Eu ja sei quem foi só que eu nao consigo mais a localização dele. Tem como recuperar as imagens feitas antes? Obrigado
    Meu email robson.js63@gmail.com

    ResponderExcluir