sexta-feira, 12 de abril de 2013

Detalhamento do uso no Android

Sem necessitar de aplicativos de terceiros, apenas com as ferramentas nativas, o sistema Android possui algumas telas que mostram detalhes do uso do sistema. São detalhes do uso de dados de rede, do espaço ocupado no armazenamento dos aplicativos e demais arquivos, do uso da bateria pelos aplicativos e do uso da (memória) RAM pelos aplicativos. O acesso à estas telas é pelo ícone Configurações.

Rede:

A tela "Uso de dados" detalha a quantidade de dados transferidos por upload ou download durante um determinado período. Chega-se nesta tela pelo ícone "Configurações" e depois em "Uso de dados". Existem duas guias, uma com as estatísticas dos dados trafegados pelo serviço da operadora de telefonia móvel e outra guia com as estatísticas dos dados trafegados por Wi-Fi. Além do gráfico do volume total de dados, é exibido o consumo por aplicativo, e clicando em um aplicativo, é exibido o consumo do respectivo aplicativo durante as execuções de primeiro plano e segundo plano.



Armazenamento:

A tela "Armazenamento" detalha, além do espaço total e do espaço disponível, o espaço ocupado pelos aplicativos, pelas imagens e vídeos, pelas músicas, pelos arquivos provenientes de download, pelos dados em cache e pelos arquivos diversos. Chega-se nesta tela pelo ícone "Configurações" e depois em "Armazenamento". Tocando em cada uma das categorias, é exibido o conteúdo da respectiva categoria. Para imagens é exibida a galeria, para downloads são exibidos os arquivos etc.



Bateria:

A tela "Bateria" detalha o uso da energia pelo sistema e aplicativos. Chega-se nesta tela pelo ícone "Configurações" e depois em "Bateria". A primeira informação é a quantidade de carga ainda disponível na bateria, em porcentagem. Em seguida, tem um gráfico evolutivo do nível da bateria, com início na última vez que o aparelho foi carregado com energia externa, e o tempo que o aparelho vem funcionando sob a energia da bateria. Abaixo, uma listagem dos aplicativos que consumiram a energia da bateria neste tempo, desde a última recarga. Tocando no gráfico abre-se uma tela com maiores detalhes do histórico e a influência do hardware no consumo, como GPS, Wi-Fi etc. Tocando em um aplicativo abre-se uma tela com maiores detalhes do respectivo aplicativo e, se aplicável, botões para ajuste do uso da energia.



Aplicativos:

A tela "Aplicativos", na guia rodando, detalha todos os aplicativos, processos e serviços que estão sendo executados no momento, com sua respectiva quantidade de memória que estão usando e a quanto tempo. Chega-se nesta tela pelo ícone "Configurações" e depois em "Aplicativos". Na parte superior desta guia há um botão para alternar entre mostrar os processos em cache ou mostrar os serviços em execução. Na parte inferior há um gráfico que mostra o total de RAM usada e a quantidade livre.



Neste artigo foi usado o Android na versão 4.2.1 para descrever estas telas de detalhamento do uso. Em outras versões as telas poderão ser diferentes ou até inexistentes (em versões muito antigas). Nestes casos poderão ser úteis os aplicativos de terceiros para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário