quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ajustes pós-instalação no Windows XP

Em plena era do Windows 7 o Windows XP continua sendo bastante utilizado. Recomendado para máquinas antigas e principalmente para os Netbooks, por possuírem uma menor capacidade de processamento e memória.

Entretanto não gosto da configuração padrão da instalação do XP. Pois existem desde configurações que prejudicam o desempenho do computador à até configurações que podem ser um furo na segurança do sistema.

Por isso indico estas alterações que são bem fáceis de ser realizadas e que podem tornar o sistema mais rápido, bonito e seguro. Perceba que são alterações de gosto pessoal, em uma necessidade particular outras opções poderão ser escolhidas. Siga sua preferência.

Em "Meu Computador" clique com o botão direito para entrar em "Propriedades do sistema". Na guia "Restauração do sistema" marque a caixa "Desativar restauração do sistema". Na guia "Atualizações Automáticas" marque "Desativar Atualizações Automáticas". E na guia "Remoto" desmarque "Permitir o envio de convites de assistência remota deste computador". A caixa "Permitir que usuários de conectem remotamente a este computador" costuma já vir desmarcada, senão desmarque-a. Para complementar é necessário executar o utilitário "Diretivas de grupo" digitando "gpedit.msc" no menu "Iniciar/Executar". Na janela do "Diretivas de grupo" vá em "Configuração do computador/Modelos administrativos/Sistema/Assistência remota" e configure ambos os serviços para "Desativado".

Também em "Meu Computador" e "Propriedades do sistema", na guia "Avançado" clique no botão "Configurações" do quadro "Inicialização e recuperação" e na janela "Inicialização e recuperação" desmarque a caixa "Enviar um alerta administrativo". Ainda na guia "Avançado" clique no botão "Relatório de erros" e na janela "Relatório de erros" marque "Desativar relatório de erros".

Se desejar, em "Meu Computador" e "Propriedades do sistema", na guia "Avançado" e nas "Configurações" do "Desempenho", na janela "Opções de desempenho" marque e desmarque o que melhor convier na guia "Efeitos visuais".

Retornando na janela do "Diretivas de grupo", "gpedit.msc" em "Iniciar/Executar", vá em "Configuração do computador/Modelos administrativos/Sistema" e localize "Desativar AutoExecutar", desative este serviço.

Em "Desktop" clique com o botão direito para entrar em "Propriedades de Vídeo". Na guia "Área de trabalho" clique no botão "Personalizar área de trabalho..." e abrindo a janela "Itens da área de trabalho" na guia "Geral" desmarque "Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias" e na guia "Web" selecione "Minha página inicial atual", mas não marque a caixa, e clique no botão "Propriedades". Na janela "Propriedades de About:Home" desmarque "Tornar esta página disponível offline".

Ainda em "Desktop" e "Propriedades de Vídeo, na guia "Aparência" clique no botão "Efeitos..." e abrindo a janela "Efeitos" selecione em "Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela" a opção "ClearType".

Mais uma vez em "Desktop" e "Propriedades de Vídeo, na guia "Configurações" clique no botão "Avançadas". Na janela "Propriedades de Monitor e ..." e na guia "Monitor" altere a "Frequência de atualização da tela" para o valor máximo possível que seu monitor suporte.

No "Windows Explorer" deixe selecionado "Disco local (C:)" ou "Meu computador" ou "Desktop" e no menu "Ferramentas" clique em "Opções de pasta...". Na guia "Modo de exibição" e em "Configurações avançadas" desmarque "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional", "Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos" e "Procurar pastas e impressoras de rede automaticamente". E marque "Não armazenar miniaturas em cache" e "Mostrar pastas e arquivos ocultos". O restante deixe como está. Clique primeiro no botão "Aplicar" e depois no botão "Aplicar a todas as pastas", confirmando "Sim".

Ainda no "Windows Explorer" clique com o botão direito em "Disco local (C:)" e clique em "Propriedades". Na janela "Propriedades de Disco local (C:)" desmarque a caixa "Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo" e clique em "Aplicar". Escolha "Ignorar todos" se ocorrer algum erro na janela de progresso. A caixa "Compactar disco para economizar espaço" deve permanecer desmarcada. Repita isso se existirem outras unidades de disco rígido.

Caso seu hardware suporte o recurso de hibernação você pode desabilitá-lo. Entre em "Painel de controle/Desempenho e manutenção/Opções de energia". Na guia Hibernar desmarque a caixa "Ativar Hibernação".

Existe muito mais que pode ser alterado no Windows XP, inclusive brechas graves na segurança como alguns serviços com acesso remoto habilitados etc., mas isso vai ficar para uma próxima postagem neste blog. Se desejar averiguar execute a partir do "Painel de controle/Desempenho e manutenção/Ferramentas administrativas" os utilitários "Gerenciamento do computador" e "Serviços", ou de outra forma em menu "Iniciar/Executar" digite respectivamente "compmgmt.msc" e "services.msc". E também nas "Diretivas de grupo", "gpedit.msc", tem muita coisa nestes lugares.

As dicas apresentadas são baseadas no Windows XP Professional SP2 e SP3, a versão Home pode não conter tudo o que foi apresentado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário