quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Emulando computadores antigos com o MESS

Quem é mais "antigo" na informática deve lembrar dos primeiros computadores pessoais comercializados no Brasil. Nos anos 80 já existia no mercado uma boa variedade de computadores domésticos, entre eles o Commodore 64, Amiga, CP-400 (Color Computer 2), TK-85 (ZX-81), MSX etc.

Naquela época era comum o computador usar como mídia de armazenamento uma simples fita cassete. Muitos também usavam cartuchos próprios e alguns já possuíam como opção os disquetes flexíveis. E o monitor era a televisão.

Hoje podemos reviver aquela época em nosso computador atual utilizando softwares chamados emuladores. Um emulador tem o propósito de recriar as funções originais do hardware. Um software executado em um emulador apresenta-se exatamente como se estivesse sendo executado no hardware original.

Um dos melhores e mais completos emuladores atualmente é o MESS. Seu nome é um acrônimo para "Multi Emulator Super System". O MESS é capaz de reproduzir sistemas de computadores e consoles em um PC. Atualmente possui capacidade para emular mais de 250 sistemas das últimas cinco décadas. O propósito primário do MESS é preservar a história dos computadores e consoles. O MESS é baseado no MAME, um emulador de jogos arcade.

O MESS emula o hardware destes sistemas e muitas vezes utiliza imagens da ROM para carregar programas e jogos. A ROM é equivalente a BIOS dos computadores atuais e graças aos hobistas o conteúdo de quase todas as ROMs de antigamente foram convertidas para arquivos imagem e podem ser encontradas pela Internet. Assim da mesma forma acontece com os softwares, onde antigamente eram armazenados em mídias que hoje em dia estão fora de linha, entretanto foram transferidos para os sistemas atuais e geralmente também na forma de arquivos imagem.

Podem ser encontradas versões do MESS para os sistemas Windows, Linux e Mac, inclusive os fontes para quem queira editar e compilar seu código. O MESS é um software gratuito porém vale salientar que as imagens das ROMs e dos softwares antigos na maioria das vezes não são.

O MESS possui uma interface bastante completa. É possível configurar os dispositivos de entrada para simularem os antigos dispositivos. As unidades de armazenamento funcionam como unidades virtuais, o sistema emulado vai interpretar o arquivo imagem como uma mídia real em um hardware. É possível montar imagens de disquetes, cartuchos, fitas cassetes etc.

Para quem usa Linux, provavelmente nos repositórios da distro tenha disponível o pacote contendo o MESS, na distro Fedora está no pacote sdlmess. Qualquer coisa no site oficial do MESS (http://www.mess.org/) é possível fazer o download para qualquer sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário