segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como fazer uma imagem 3D

Um anáglifo é uma imagem produzida por uma técnica de sobreposição de duas imagens, capturadas em ângulos diferentes, de um mesmo objeto filtradas em cores cromaticamente opostas e geralmente nas cores vermelha e azul. Um anáglifo quando visto através de filtros correspondentemente coloridos, em forma de óculos, produz um efeito tridimensional do objeto. O anáglifo simula a visão estereoscópica dos nossos olhos.

Produzir um anáglifo é relativamente fácil, com apenas uma câmera digital e um software de tratamento de imagem é possível criar belas imagens 3D.

Capture duas fotos de um objeto qualquer, sendo que uma com a câmera deslocada horizontalmente para a esquerda, simulando a visão do olho esquerdo, e a outra deslocada horizontalmente para a direita, simulando a visão do olho direito. Este deslocamento, partindo da posição mediana, vai depender da distância do objeto. Um maior deslocamento produz uma maior percepção tridimensional.


Duas imagens em ângulos diferentes.

Nestas duas imagens aplique um filtro para ajustar os níveis de cor RGB. Na imagem referente a visão esquerda reduza os níveis dos canais verde e azul para o valor zero, deixando apenas o canal vermelho. Na imagem referente a visão direita reduza os níveis dos canais vermelho e verde para o valor zero, deixando apenas o canal azul.


Aplicação dos filtros vermelho e azul.

Abra estas duas imagens, vermelha e azul, em um mesmo arquivo, organizando-as em camadas distintas. Neste ponto deixe provisoriamente a imagem que está na camada superior com 50% de transparência e aproveite para ajustar o alinhamento entre elas. Certifique-se de que o deslocamento está apenas na horizontal. Caso necessário movimente uma delas. Com as imagens alinhadas cancele a transparência da camada superior.

Agora altere o modo de mistura da camada superior para o modo "Screen", a tradução no GIMP está como "Esconder". Este ajuste de modo está disponível tanto no Photoshop quanto no GIMP. O resultado será a visão das duas camadas ao mesmo tempo, formando o anáglifo. Salve no formato que desejar.


Resultado final.

Os óculos para este anáglifo são os com lente vermelha para o olho esquerdo e lente azul para o olho direito, que é o comumente adotado. Alguns óculos utilizam a combinação de lentes vermelho/ciano ou vermelho/verde, nestes casos procure aplicar um filtro na imagem que deixe o nível de cor o mais próximo da cor da lente.

O primeiro anáglifo foi produzido em 1853 pelo alemão Wilhelm Rollmann, na cidade de Leipzig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário