quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que são dispositivos de armazenamento?

Na computação, um dispositivo de armazenamento é um componente capaz de gravar informação. É o hardware que possui a finalidade de armazenar o software. Os dados ou informações gravadas em um computador ficam armazenados nestes dispositivos.

Um dispositivo de armazenamento pode ser classificado em:

- Memória principal ou secundária;
- Memória volátil ou não volátil;
- Dispositivo magnético, óptico ou eletrônico;
- Dispositivo removível ou não removível.

A RAM é a memória principal do computador, é uma memória volátil pois os dados são perdidos com o desligamento da máquina, e é um dispositivo eletrônico não removível. É na RAM onde ficam armazenados os programas que estão em execução e os arquivos abertos para exibição ou edição. A RAM é utilizada automaticamente pelo computador e pelo sistema operacional, desta forma, no uso comum o usuário não controla diretamente a RAM. É a memória mais rápida do computador e também a mais cara, sem considerar os registradores e o cache.

Pente de memória RAM.

Na memória secundária ficam armazenados os softwares, os documentos e as imagens etc. de uma maneira não volátil, ou seja, a informação fica armazenada permanentemente, mesmo com o computador desligado. É no uso da memória secundária que o usuário pode interagir e modificar em sua operação do computador, gravando programas e documentos etc.

Os dispositivos de armazenamento que compõem a memória secundária podem ser removíveis ou não removíveis. Um disco rígido (HD) e um disco de estado sólido (SDD) são dispositivos não removíveis pois ficam permanentemente no interior do computador, apesar de existirem equipamentos que dão mobilidade à estes dispositivos. Nestes dispositivos internos ficam os softwares prontos para serem executados.

Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento magnético, a informação é gravada em uma superfície magnética. Atualmente é o dispositivo de armazenamento secundário que possui a maior capacidade de armazenamento, podendo ter mais de 2 terabytes de espaço. Um disco de estado sólido é um dispositivo eletrônico, um circuito integrado ou um chip, comumente utilizado em netbooks e outros equipamentos de tamanho reduzido. Não possui a mesma capacidade de armazenamento que o disco rígido.

Disco rígido e disco de estado sólido.

Os dispositivos removíveis são aqueles que o usuário pode retirar do computador e assim pode transportar dados de um computador para outro. Alguns autores denominam os dispositivos removíveis como memória terciária porque servem a memória secundária para cópia de segurança ou instalação de software. Existem dispositivos magnéticos, como disquete e fita, dispositivos ópticos, como CD, DVD e Blu-ray, e dispositivos eletrônicos, como pendrive e cartão de memória flash. Há ainda o dispositivo óptico-magnético, chamado MiniDisc (MD), com o processo de gravação sendo magnético e de leitura óptica.

Os dispositivos removíveis são mais lentos no processo de leitura e escrita comparados aos dispositivos não-removíveis. Possuem uma menor capacidade de armazenamento, visto que um disquete armazena 1,44 MB, um CD, DVD e Blu-ray armazenam respectivamente 700 MB, 8,5 GB e 50 GB, e o pendrive e a fita com algumas centenas de gigabytes.

Disquete, cartão flash, pendrive, minidisc, CD e fita.

As mídias ópticas, CD, DVD e Blu-ray, possuem versões que suportam apenas uma gravação. Por exemplo o CD-R e o DVD-R. Nestas mídias os dados não podem ser regravados.

A fita magnética é o único dispositivo que os dados são lidos em uma forma sequencial, isto é, é preciso percorrer toda a fita até encontrar o dado desejado. Diferente, pois nos outros dispositivos os dados podem ser acessados diretamente. As fitas são particularmente utilizadas para backup de uma grande quantidade de dados.

Os micro-computadores atuais não trazem mais um dispositivo de disquete porque já está em desuso. Agora trazem portas USB e leitor de cartões de memória flash, além do dispositivo de DVD ou Blu-ray.

Com a evolução tecnológica os dispositivos de armazenamento estão cada vez menores no tamanho e maiores na capacidade. O único inconveniente para o usuário é a preocupação com a compatibilidade entre as tecnologias que vão surgindo, principalmente se existem dados que precisam ser armazenados por muitos anos.

                                             Velocidade          Velocidade
Dispositivo              Capacidade          de Leitura          de Gravação

Disquete                 1,44 MB             62,5 KB/s           62,5 KB/s
MiniDisc                 160 MB                                  352 KB/s
CD                       700 MB              7800 KB/s (52x)     7200 KB/s (48x)
DVD                      4,7 GB e 8,5 GB     32,4 MB/s (24x)     32,4 MB/s (24x)
Blu-ray                  25 GB e 50 GB       54 MB/s (12x)       54 MB/s (12x)
Cartão flash             até 48 GB           40 MB/s             12 MB/s
Pendrive                 até 64 GB           30 MB/s             15 MB/s
Fita magnética           até 400 GB          80 MB/s             80 MB/s
Disco de estado sólido   até 256 GB          700 MB/s            250 MB/s
Disco rígido             até 2,5 TB          70 MB/s             70 MB/s

* Como existem uma infinidade de tecnologias, marcas e modelos, os valores são apenas genéricos e ilustrativos.

8 comentários:

  1. Postagem útil e interessane.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. e sempre bom saber q do otro lado ha pessoas preocupadas com as outras e nao igoistas, postando conhecimentos a todos e para todos. para bens e forca.

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito obrigada pela informação tudo o que eu preciso tá qui!
    Muitos Parabéns.
    Sem esse blogue eu não teria uma ótima nota no trabalho de Informática.
    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Mutito boa a zua isplicazao me ajudeu bastante nu trabalho que eu tinha qui fazer para enformatica, obregada

    ResponderExcluir
  5. Muito útil esse artigo e muito bom.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal sua explicação! Obrigada.

    ResponderExcluir