terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Recuperando e organizando os arquivos pelos tipos

Com o propósito de recuperar todos os arquivos, alocados e não alocados, de um computador, a coleção The Sleuth Kit (TSK) traz em seu repertório forense a ferramenta denominada sorter.

O sorter é um script em Perl que analisa um sistema de arquivos para organizar os arquivos alocados e não alocados pelos seus tipos. Este script classifica os arquivos de uma imagem ou dispositivo de armazenamento em categorias, executando o comando "file" em cada arquivo e organizando os arquivos de acordo com regras pré-estabelecidas.

A ferramenta sorter trabalha utilizando outras ferramentas do TSK. Basicamente, o script executa a ferramenta "fls" para identificar os arquivos, cada arquivo identificado é visualizado com a ferramenta "icat", e a seguir, o comando "file" é executado para identificar o tipo do arquivo, baseado nas informações do cabeçalho. O sorter utiliza as regras definidas em seu arquivo de configuração, para classificar os arquivos, e também compara a extensão de cada arquivo, se houver, com a regra para seu tipo identificado.

Após toda esta varredura os arquivos são copiados, se a linha de comando conter o argumento -s, para um diretório no computador forense, fornecido com o argumento -d. Dentro deste diretório são criados subdiretórios nomeados de acordo com as categorias. Cada arquivo é renomeado usando o nome do sistema de arquivos, seguido do endereço e da extensão original.

Pode-se também gerar um índice em HTML, com o argumento -h, e os arquivos não identificados podem ser ignorados utilizando o argumento -U.

O sorter trabalha com imagens ou acessando diretamente o dispositivo de armazenamento. Existem outros argumentos para sua linha de comando, conforme sua página manual, mas uma linha de comando básica é exemplificada a seguir:

$ sorter -i raw -f fat32 -o 63 -d ~/data-sorter -s -h imagem.dd

Ou, acessando diretamente o dispositivo (geralmente necessita estar como superusuário):

# sorter -i raw -f fat32 -o 63 -d ~/data-sorter -s -h /dev/sdb

O argumento -i especifica o tipo onde o sistema de arquivos está localizado. O argumento -f especifica o tipo do sistema de arquivos. O argumento -o especifica o setor onde inicia o sistema de arquivos. O argumento -d, como já descrito, especifica para onde irão os arquivos e o argumento -s salva os arquivos no diretório.

Para os arquivos não alocados, o sorter recupera o que ainda estiver disponível, o que ainda não foi sobreposto. Se o arquivo foi sobreposto parcialmente, o sorter consegue recuperar parte do arquivo, resultando em um arquivo incompleto.

O resultado da ferramenta sorter pode ocupar bastante espaço em disco, às vezes mais do que o tamanho da unidade de armazenamento. Já vi um disco rígido de 40 GB retornar 60 GB de dados. Portanto, certifique-se de possuir espaço suficiente.

Esta ferramenta é muito utilizada na computação forense nos casos que necessitam uma recuperação de todos os arquivos, incluindo imagens, vídeos e documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário