quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alocação de IP

Atualmente, na Internet, usa-se o protocolo IPv4 para os endereços das máquinas. Contudo esta versão do protocolo de internet suporta apenas quatro bilhões de endereços e este número já se esgotou na alocação internacional. Mas como é organizada a alocação de endereços IP?

A alocação internacional de números IP é gerenciada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority). A IANA é responsável pela coordenação global da Internet e é uma das instituições mais antigas da Internet, com início das atividades nos anos 70.

Abaixo da IANA existem cinco autoridades regionais, chamadas de RIR (Regional Internet Registry). A RIR é uma organização que gerencia a alocação de números IP em regiões particulares no mundo. A América Latina e parte do Caribe, por exemplo, é gerenciada pelo RIR LACNIC (Latin America and Caribbean Network Information Centre). A IANA delega os recursos de Internet para as RIRs que, por sua vez, distribui a cada país, provedor ou organização que os solicitarem.

No Brasil, o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) é quem solicita os endereços à LACNIC. O NIC.br então distribui os endereços IP aos provedores nacionais. Assim, cada provedor recebe uma faixa de endereços para que seus clientes tenham acesso à Internet.

Alguns provedores disponibilizam diretamente aos usuários estes endereços IP, designados lá desde a IANA e chamados de IPs reais. São números únicos na Internet. Outros provedores fazem uma rede interna, utilizando endereços destinados para redes privadas, e desta forma, possibilitam que mais de um usuário compartilhem um endereço real na Internet.

A notícia de esgotamento é para a reserva internacional, a reserva nacional ainda conta com alguns números disponíveis para distribuição. O mesmo pode estar acontecendo nas reservas internas de outros países. Quando estas reservas nacionais acabarem e os provedores também não tiverem mais IPs para fornecer aos clientes, aí sim o IPv4 estará realmente esgotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário