sábado, 14 de maio de 2011

Informações em código QR

O código QR (QR code) é um símbolo, na forma de uma matriz de duas dimensões, com o propósito de armazenar informações, que pode ser texto com letras e números, endereço de site ou outro tipo de dado.

Com a mesma ideia do bastante difundido código de barras, o código QR funciona de forma semelhante, um leitor óptico capta a imagem com a informação codificada. Dependendo do tipo da informação, seu conteúdo é processado para determinada finalidade.

O código consiste de uma série de pontos pretos arranjados em um quadrado sobre um fundo branco. Por ser de duas dimensões, os pontos podem ser lidos tanto no sentido horizontal quanto no sentido vertical, possibilitando centena de vezes mais dados que um código de barras comum.

Link para a página principal deste blog em QR Code

O código QR foi desenvolvido por uma empresa japonesa chamada Denso Wave, subsidiária da Toyota, e era utilizado para identificar as partes na montagem dos veículos. As letras QR são a abreviação para resposta rápida (Quick Response) pois a informação é recuperada rapidamente.

Criar uma imagem em código QR apenas editando os pontinhos é extremamente trabalhoso, impraticável pois é necessário realizar conversões para numeração binária, além de uma série de cálculos matemáticos para verificação e outros controles da codificação.

Existem softwares disponíveis pela Internet que servem para codificar e criar as imagens em código QR. Ou é possível criar diretamente pelo site, existem alguns com esta função, por exemplo:

http://qrcode.kaywa.com/
http://zxing.appspot.com/generator/
http://delivr.com/qr-code-generator

A Denso Wave mantém um site sobre o projeto (http://www.denso-wave.com/qrcode/index-e.html), onde é possível obter informações e softwares sobre o código QR.

A grande mania do momento são os softwares para celulares que fazem a leitura dos códigos QR e direcionam a informação para a aplicação referente. Quando identificado um endereço de site, o navegador é aberto para visualização do site. Um exemplo de software para celular é o Upcode (http://www.upc.fi/en/upcode/).

A capacidade para dados varia de acordo com a versão do código, da resolução da imagem e do nível de correção de erro. A versão 40, em uma imagem de 177x177 módulos pode armazenar 7089 caracteres numéricos, ou 4296 caracteres alfanuméricos, ou 2953 bytes em dados binários etc.

O código QR é aberto para uso e sua patente, de propriedade da Denso Wave, não é praticada.

Um comentário: