quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quebra-cabeça da cruz de três eixos

Este quebra-cabeça, normalmente de madeira e encontrado para venda em feiras de artesanato, é um jogo de montagem onde as peças devem ser encaixadas, de modo a formar uma estrutura pré-determinada.

Pela Internet encontram-se diversas denominações para este quebra-cabeça, incluindo cruzeta, cruz dupla, cruz tripla, cruz 3d e cruz chinesa. É uma cruz formada por seis pinos de madeira, arranjados aos pares, em três eixos ou três dimensões.


O objetivo é desmontá-lo, embaralhar as peças e remontá-lo. As peças se encaixam perfeitamente, sem sobrar alguma e nem ficar buraco na cruz.

Já encontrei diversas versões deste quebra-cabeça, com diferentes cortes para o encaixe dos pinos. Algumas com poucas variações (pinos que se repetem) e outras com as seis peças distintas.

A versão que possuo é esta apresentada a seguir. São seis peças diferentes, com cortes em cantos de 90 graus e as dimensões dos cortes variando, em relação à largura do pino, em 0,5x, 1x, 1,5x e 2x a largura. Conforme ilustra a figura abaixo:


A solução para esta versão, única na posição de encaixe mas não necessariamente encaixados na ordem ilustrada, é apresentada na figura a seguir. A referência de cada peça é a mesma da figura anterior, para melhor identificação. As peças são encaixadas uma a uma até que a cruz fique completa:


Este quebra-cabeça é fácil construir em casa. Basta um bastão quadrado de madeira e algumas ferramentas de corte. É um excelente passatempo e exercício de concentração.

4 comentários:

  1. gostaria de saber bem exato as medidas dos cortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as peças são quadradas e retangulares, então se vc usar as medidas internas como no desenho utilizando em seu eixo a metade nos cortes e sempre conciderando a medida do quadrado como medida padrão fará sem dificuldades sua crus eu já fiz a minha.

      Excluir
  2. gostaria de saber todas as medidas dos cortes.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostaria de saber o "gabarito"dessas medidas.

    ResponderExcluir