domingo, 10 de julho de 2011

Documentário sobre ônibus espaciais

Neste mês em que encerra a era dos ônibus espaciais, com a última missão do Atlantis no espaço, a NASA coloca disponível um belo documentário sobre a origem e a história do programa de ônibus espaciais, narrado pelo ator William Shatner (mais conhecido pelo papel de Capitão Kirk, na série "Star Trek").

Este documentário de 80 minutos mostra a história de uma das mais complexas máquinas já construídas. Por 30 anos, os ônibus espaciais da NASA levaram e trouxeram humanos do espaço, enviaram incríveis observatórios e auxiliaram na construção da Estação Espacial Internacional (ISS).

A NASA disponibiliza para download o arquivo deste documentário (The Space Shuttle - Narrated by William Shatner), em sua versão longa de 80 minutos, através de sua página da galeria de vídeos em alta resolução localizada neste endereço:
http://www.nasa.gov/multimedia/hd/index.html (esta página recebe constantes atualizações então o anúncio deste vídeo pode estar em páginas anteriores).

O endereço direto para o arquivo deste documentário é este, se preferir: http://anon.nasa-global.edgesuite.net/HD_downloads/Shuttle_Doc_Long_Version.mp4

O vídeo está na resolução 720p, no formato MP4 e com 936 MB de tamanho. É uma bela obra para os admiradores dos programas espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário