segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é amostra em áudio digital?

O som é uma onda mecânica, com os conceitos de amplitude (distância vertical entre o ponto máximo ou mínimo e o de equilíbrio), de comprimento de onda (distância percorrida pela onda durante uma oscilação), de frequência (número de oscilações por unidade de tempo) e de período (tempo decorrido numa oscilação).

Áudio digital é a representação computadorizada do som real. Para o som ser processado em um computador, o áudio analógico precisa ser convertido em dados digitais. A qualidade do áudio é determinada pela taxa de amostragem (sample rate) e pela profundidade de bits (bit depth), ou resolução. Quanto maior a taxa de amostragem e a profundidade de bits, melhor a qualidade do áudio, pois as amostras representam a onda analógica em valores bem próximos.

Amostras com tamanho de 4 bits, 16 valores

Uma amostra é uma informação sonora em um instante do som. Cada amostra representa a amplitude da onda no instante. A profundidade de bits, ou resolução, refere-se a quantidade de bits usada para representar cada amostra, ou seja, a quantidade de informação que uma amostra pode armazenar. Uma amostra de apenas um bit pode ser representada por apenas dois valores, 0 ou 1, e um áudio de CD, com uma resolução de 16 bits, possui uma amostra que pode ser representada por 65.536 valores distintos.

A taxa de amostragem é a quantidade de amostras por unidade de tempo, geralmente medida em Hertz (ciclos por segundo). Um áudio de CD possui 44.100 Hz, então cada segundo de som contém 44.100 amostras.

A taxa de bits (bit rate) é o número de bits processados por unidade de tempo. A taxa de bits é medida em bits por segundo (bps). O áudio de CD, com 44,1 kHz, 16 bits e 2 canais, possui uma taxa de bits de 44.100 x 16 x 2 = 1.411.200 ou 1411 kbps:

Taxa de bits = (taxa de amostragem em Hz) x (profundidade de bits) x (número de canais)

Quanto maior a resolução e a taxa de amostragem, maior será o arquivo que armazena o áudio digital. Para calcular o tamanho em bytes de um arquivo pode-se usar a seguinte fórmula:

Tamanho = (taxa de amostragem em Hz) x (profundidade de bits)/8 x (número de canais) x (tempo em segundos)

Em um CD onde o áudio é armazenado com 44,1 kHz, 16 bits e 2 canais, um minuto de música ocupa aproximadamente 10 megabytes de espaço:

(44.100 Hz) x (16 bits)/8 x (2 canais) x (60 segundos) = 10.584.000 bytes.

3 comentários:

  1. Muito bem explicado, Daniel. Parabéns!
    Entretanto, fiquei com uma dúvida. Se o áudio (uma musica, por exemplo) possuir apenas um canal e esse audio é reproduzido em um aparelho com 2 alto falantes, o que acontece com a taxa de amostragem e a profundidade de bits do audio em cada uma das caixas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno!

    Veja bem, amostra é para áudio digital, o alto-falante reproduz áudio analógico. Então, antes do áudio chegar ao alto-falante, o áudio é convertido de digital para analógico.

    Em um áudio com um canal o aparelho de som enviará a mesma informação para todos os alto-falantes. Imagino que você esteja pensando que a amostra será dividida ao meio para cada saída. Não será.

    O canal é para isolar um som. Um áudio com dois canais é como dois sons sendo reproduzidos ao mesmo tempo. Assim, um áudio com apenas um canal ocupa metade do espaço de armazenamento de um áudio com dois canais.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Grato! Realmente uma explicação clara e simples!

    ResponderExcluir