terça-feira, 18 de outubro de 2011

CDs para recuperação de S.O. em computadores

Pode acontecer em algum momento sermos surpreendidos, ao ligar o computador, com um sistema operacional que não inicia. A causa do problema pode ser variada, incluindo falta de algum arquivo importante, infecção de vírus, perda de configuração, sistema de arquivos corrompido e por aí vai.

Uma das soluções e talvez a primeira a ser tentada é a inicialização do computador usando um Live CD. Um Live CD é um CD contendo um sistema operacional que é executado diretamente a partir do CD, para a RAM, e assim não precisa ser instalado no disco rígido do computador.

Existem sistemas em Live CD que são específicos para recuperação do computador. Estes CDs trazem diversos softwares para analisar, arrumar e resgatar o sistema operacional ou outro software com problema.

Recomendo dois Live CDs que são bastante interessantes e funcionais em uma situação emergencial. Um deles é o Hiren's BootCD e o outro é o System Rescue CD.

O Hiren's BootCD (http://www.hirensbootcd.org/) é um CD bootável gratuito que contém muitas ferramentas úteis para as mais variadas situações de recuperação. É voltado principalmente para sistemas Windows, com ferramentas executáveis neste sistema e ainda contém um mini Windows XP, que é iniciado pelo CD. O Hiren's BootCD traz ferramentas para partições, backup, recuperação, antivírus, testes, acesso ao registro, senhas etc.

O System Rescue CD (http://www.sysresccd.org/) é um CD bootável livre com Linux para administração e conserto do sistema e dados. Traz uma série de softwares para Linux incluindo ferramentas para sistema e ferramentas básicas de manipulação de arquivos. Contém um kernel com suporte aos mais importantes recursos de hardware, software e um completo suporte à rede. Permite customização dos softwares instalados e a possibilidade de usá-lo com um pendrive ao invés da mídia óptica.

Com estes dois Live CDs podemos tentar recuperar o sistema sem a necessidade de uma reinstalação completa, claro que dependendo da situação. São ferramentas que não devem faltar a um profissional da informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário