quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Windows Sysinternals

O Sysinternals (http://www.sysinternals.com/) é uma coleção gratuita de utilitários para diagnóstico, reparo e administração avançada, para a plataforma Windows. Possui uma ampla cobertura das funcionalidades de diversos aspectos do sistema operacional Windows.

A maioria dos utilitários possuem uma interface gráfica intuitiva, de fácil utilização, e outros possuem uma rica interface de linha de comando, para automatismo ou uso pelo prompt de comando.

O Sysinternals foi criado em 1996 por Mark Russinovich e Bryce Cogswell e em 2006 foi adquirido pela Microsoft, que vem disponibilizando estes utilitários no site da Microsoft TechNet.

Os utilitários não necessitam de instalação pois são compostos de arquivos únicos executáveis e podem ser executados de qualquer lugar, inclusive pela rede ou dispositivo removível. Também não deixam qualquer dado armazenado no sistema.

Dentre os utilitários, o Sysinternals fornece o Process Explorer, uma versão avançada do gerenciador de tarefas, o Autoruns, um avançado gerenciador de inicialização de aplicações, o RootkitRevealer, um utilitário de detecção de rootkits, PsTools, uma coleção de utilitários de console para acesso à arquivos e processos local ou remoto, e outros.

São dezenas e mais dezenas de utilitários fornecidos, para acesso ao registro, contas de usuários, active directory, organização do desktop, informação do sistema, rede, sistema de arquivos etc. Até o SDelete, já citado em artigo neste blog, também faz parte do Sysinternals.

Como se não bastasse, a Microsoft mantém no site o Sysinternals Live, um serviço que possibilita executar os utilitários diretamente pela Web. Simplesmente fornecendo o caminho para o Sysinternals Live no Windows Explorer ou na linha de comando, como http://live.sysinternals.com/[utilitário] ou \\live.sysinternals.com\tools\[utilitário].

Pelo site do Sysinternals é possível baixar isoladamente cada utilitário, como também está disponível uma suíte com todos eles em um único pacote.

Conheça mais sobre o Sysinternals em seu próprio site ou pelo livro oficial "Windows Sysinternals Administrator's Reference", de Mark Russinovich e Aaron Margosis, publicado pela Microsoft Press em 2011. Até a computação forense faz uso destes utilitários.

Um comentário: