quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Problema de Lógica: A equipe do hospital

"A equipe do hospital consiste de 16 médicos e enfermeiros, incluindo eu. Os seguintes fatos se aplicam aos membros da equipe. Me incluindo ou não, nenhuma diferença faz. A equipe consiste de:

1. Mais enfermeiros do que médicos.
2. Mais médicos homens do que enfermeiros homens.
3. Mais enfermeiros homens do que enfermeiras mulheres.
4. Pelo menos uma médica mulher."

Qual é o sexo e a ocupação de quem está falando?





RESPOSTA





Pelos fatos 1 e 4, e do fato de que há 16 médicos e enfermeiros, existem nove ou mais enfermeiros e seis ou menos médicos homens. Assim, pelo fato 2, o número de enfermeiros homens precisa ser menor do que seis.

Pelo fato 3, o número de enfermeiras mulheres precisa ser menor que o número de enfermeiros homens. Assim, precisa ter mais de quatro enfermeiros homens.

Já que deve ter menos de seis e mais de quatro enfermeiros homens, é preciso ter exatamente cinco enfermeiros homens.

Assim, precisa ter não mais que nove enfermeiros, consistindo de cinco homens e quatro mulheres, e precisa ter não menos do que seis médicos homens. Então, precisa ter somente uma médica mulher para chegar ao total de 16.

Se um médico homem não está incluído, o fato 2 é uma contradição. Se um enfermeiro homem não está incluída, o fato 3 é uma contradição. Se uma médica mulher não está incluída, o fato 4 é uma contradição. Se uma enfermeira mulher não está incluída, nenhum fato se contradiz. Então, quem está falando é uma mulher e é uma enfermeira.

2 comentários:

  1. Não consigo localizar a estação espacial, não sei por que. Ou será que estão pensando que eu sou uma ameaça. Logo eu que não faço mal nem se quer á uma mosca. Abraço.

    ResponderExcluir