terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Posição atual da Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS) viaja em uma velocidade média de 27,7 mil quilômetros por hora, realizando 15,7 órbitas por dia, numa altitude entre 278 km e 460 km. A estação leva até 6 minutos para cruzar o céu de um observador terrestre.

A ISS é o maior e mais brilhante objeto feito pelo homem em órbita, apresenta uma magnitude que varia de acordo com a distância à terra e com o reflexo da luz solar. Algumas estimativas apontam para um brilho de magnitude até -8, com a luz do Sol brilhando diretamente pelos painéis solares.

O site AstroViewer (http://www.astroviewer.com/), além de conter um mapa interativo do céu noturno, possui uma página que mostra a posição atual da ISS (http://iss.astroviewer.net/) e seu caminho sobre a superfície terrestre, com atualizações a cada segundo.

Neste site, também é possível especificar a localização do observador terrestre, e assim, obter uma lista das oportunidades de observação da ISS, com data, hora, duração, magnitude e direção. Tudo muito bem ilustrado através de um mapa da localização e com o caminho da ISS.

Ah! Ainda é possível gerar um código HTML para incorporar o mapa em sua página.

A observação da Estação Espacial Internacional depende de alguns fatores como altura em relação ao horizonte, reflexão da luz solar e céu noturno. As melhores condições de observação ocorrem antes do nascer do Sol e depois do pôr do Sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário