sexta-feira, 16 de março de 2012

Repositórios extras para o CentOS

O CentOS (Community ENTerprise Operating System) (http://www.centos.org/) é uma distribuição Linux baseada nos pacotes fontes livres do RHEL (Red Hat Enterprise Linux), portanto totalmente livre e gratuito, sendo 100% compatível com a distribuição da Red Hat. A cada nova versão do RHEL é lançada uma nova versão equivalente para o CentOS.

Além do repositório de software oficial da comunidade desenvolvedora do CentOS, existem outros repositórios compatíveis com o RHEL e derivados, como o CentOS, fornecendo centenas de pacotes de softwares que complementam o repositório oficial. Em destaque temos o EPEL, Repoforge e ATrpms. Estes são repositórios mantidos por terceiros.

A instalação dos softwares fornecidos por estes repositórios pode ser feita isoladamente, pacote a pacote, ou configurando os repositórios no YUM para que a busca e instalação se torne automatizada. É este segundo modo que será exemplificado neste artigo.


O EPEL (Extra Packages for Enterprise Linux) (http://fedoraproject.org/wiki/EPEL) é um grupo especial da comunidade Fedora que mantém e gerencia um conjunto de alta qualidade de pacotes adicionais, para o Enterprise Linux e compatíveis. Os pacotes fornecidos pelo EPEL nunca conflitam ou substituem os pacotes básicos das distros Enterprise Linux, são pacotes que complementam. O EPEL usa a mesma infraestrutura dos repositórios do Fedora. São pacotes 100% livres, de softwares de código aberto.

Para usar o EPEL no CentOS, de forma automática pelo YUM, basta instalar o pacote de configuração. Este pacote instala os detalhes do repositório nos arquivos de configuração do YUM. O pacote de configuração deve estar de acordo com a versão do CentOS.

Por exemplo, para instalar o pacote de configuração do EPEL no CentOS 6, o pacote será:

http://download.fedoraproject.org/pub/epel/6/i386/epel-release-6-5.noarch.rpm

Instale com a ferramenta que desejar, seja com "yum localinstall ..." ou "rpm -ivh ..." direto na URL do arquivo, e o repositório do EPEL será incluido no YUM. Lembre-se de instalar o pacote apropriado para a versão do CentOS.


Outro repositório é o Repoforge (http://repoforge.org/), anteriormente chamado de RPMforge. Também é um projeto que mantém pacotes para o RHEL e derivados.

O Repoforge contém um repositório com pacotes que não causam qualquer conflito com a base RHEL e outro repositório separado (rpmforge-extras) que fornece versões mais novas, e assim com um certo conflito, dos pacotes da base oficial do RHEL.

Por exemplo, para instalar o pacote de configuração do Repoforge no CentOS 6, numa máquina compatível com i686, o pacote será:

http://pkgs.repoforge.org/rpmforge-release/rpmforge-release-0.5.2-2.el6.rf.i686.rpm

Na instalação deste pacote, o repositório rpmforge-extras vem desabilitado por padrão.


Além do EPEL e do Repoforge, existe o repositório ATrpms (http://atrpms.net/). Este repositório fornece principalmente pacotes de softwares multimídia e drivers das placas de vídeo nVidia. Assim como o Repoforge, as configurações do ATrpms oferecem repositórios extras de versões ainda em testes e extremamente novas. Estes não vem habilitados por padrão, apenas o repositório de versões estáveis.

Por exemplo, para instalar o pacote de configuração do ATrpms no CentOS 6, numa máquina compatível com i686, o pacote será:

http://dl.atrpms.net/all/atrpms-repo-6-5.el6.i686.rpm


Estes três são os principais repositórios, mantidos por terceiros, para a distribuição RHEL e derivadas. Existem outros. Compensa bastante habilitá-los no CentOS pois assim tem-se uma quantidade maior de softwares disponíveis. Com estes repositórios habilitados no YUM, qualquer chamada por pacotes, seja em um comando de procura, de instalação ou de atualização, os respectivos repositórios serão verificados na busca. As dependências também serão resolvidas automaticamente.


E aproveitando este artigo, o repositório de ferramentas forenses do CERT (http://www.cert.org/forensics/repository/) para uso em computação forense, pode ser configurado com a instalação do seguinte arquivo (para CentOS 6):

http://www.cert.org/forensics/tools/cert-forensics-tools-release-el6.rpm


Os pacotes de configurações citados nos exemplos são versões no momento da redação deste artigo. Quando for instalá-los, procure pelas versões atuais:

http://download.fedoraproject.org/pub/epel/
http://pkgs.repoforge.org/rpmforge-release/
http://packages.atrpms.net/name/atrpms-repo/

Um comentário:

  1. Bom post, dá uma noção bem legal das opções de repositório. Em breve estarei publicando um post sobre a configuração básica do CentOS para quem quer utilizá-lo no desktop, estarei colocando o link desse post como referência :) Vlw!

    ResponderExcluir