quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Manual de Navegação Astronômica da Marinha

A navegação marítima já nos seus primórdios sempre foi guiada pela navegação astronômica, para cálculo do posicionamento em uma navegação oceânica. A navegação é a ciência e a arte de conduzir uma embarcação de um ponto a outro na superfície da terra. A navegação astronômica é um método em que o navegante determina sua posição através da observação dos astros.

A Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN), atuando como uma Organização Militar Prestadora de Serviços Especiais (OMPS-E), executa além de outros, o serviço de distribuição de documentos cartográficos e de auxílio à navegação, gerenciando o material técnico da área de competência da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

No site da BHMN existe um manual de navegação distribuído em três volumes que está disponível para download no formato PDF. O manual "Navegação: A Ciência e a Arte - Volumes I, II e III", de autoria do Comandante Altineu Pires Miguens, possui um extenso conteúdo de excelente qualidade, e o Volume II intitulado "Navegação Astronômica e Derrotas", trata brilhantemente de todas as particularidades da navegação astronômica.

No volume II, os capítulos nos ensinam sobre a Terra e seus movimentos, a esfera celeste, sistemas de coordenadas, medida do tempo, instrumentos náuticos e muito mais. Está muito bem editado, escrito e ilustrado.

Os três volumes do manual de navegação encontram-se disponíveis pelo endereço http://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/publica_manualnav.html. Vale a pena o download. Observação, cada capítulo está em um arquivo PDF separado.

"Navigare necesse est, vivere non est necesse" (Gnaeus Pompeius Magnus 106-48 a.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário