quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mapa do céu noturno no celular

Tão interessante quanto o Street View do Google Maps, que possibilita a visão no nível da rua, são os aplicativos que mostram o mapa do céu noturno, numa visão sincronizada com a posição e direção do aparelho celular.

Graças aos sensores existentes nos smartphones, que incluem o receptor GPS, acelerômetro, bússola e giroscópio, é possível um simples aplicativo de exibição do mapa celeste movimentar automaticamente o mapa de acordo com a movimentação do aparelho. É como se a câmera fotográfica, que fica atrás do aparelho, estivesse olhando para o céu e reproduzindo a imagem na tela, da direção que ela aponta. Como se fosse, pois a posição e direção vem dos sensores e a imagem vem de um mapa pré-armazenado de toda esfera celeste. Os aplicativos gratuitos mais populares para sistema Android são o SkyMaps+ e o SkEye. Para o sistema iOS, do iPhone, existe o Sky Map.

O SkyMaps+ é baseado no código do Google Sky Map. Existem outros que também utilizam o código do Google, que é aberto. Ele exibe as estrelas, constelações, satélites, planetas etc., com legenda de nomes dos principais astros. Com seu mecanismo de busca é possível pesquisar um objeto e no resultado da busca aparece uma seta na tela apontando para a direção do objeto. Basta mudar a direção do aparelho, seguindo a seta, até visualizá-lo. O visual é interessante, os planetas, o sol e a lua são exibidos em imagens realistas no meio dos pontos estelares. Possui modo de visão noturno, em tons de vermelho.




O SkEye tem uma aparência no estilo de um software de astronomia, com um equilíbrio de cores e contraste adequados para uma visualização em ambiente escuro. Entretanto o mapa pode ser visto colorido, não somente em tons de vermelho. Exibe informações de altitude, azimute, ascensão reta, declinação e ângulo horário, além das legendas que identificam os astros. É possível movimentar o mapa com o auxílio dos sensores ou manualmente com toques na tela. Possui um mecanismo de busca em um catálogo de estrelas, planetas, constelações e no catálogo Messier, e da mesma forma no resultado da busca aparece uma seta-guia na tela apontando para a direção do objeto. Este aplicativo pode ser usado como guia para telescópio, quando fixado no tubo óptico.




O Sky Map, do iPhone, é bem parecido com o Google Sky Map, pela barra lateral do menu percebe-se bem isso. E em funcionalidades também é semelhante. Da mesma forma, é possível movimentar o mapa com o auxílio dos sensores ou manualmente com toques na tela. Seu mecanismo de busca exibe no resultado a seta-guia apontando para a direção do objeto. As exibições dos planetas, do sol e da lua são em imagens realistas no meio dos pontos estelares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário