sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Consoles virtuais no Linux

Um console virtual, ou terminal virtual, é uma combinação conceitual de um dispositivo de entrada (teclado) e um dispositivo de saída (monitor) para interface usuário-computador. É uma funcionalidade de alguns sistemas operacionais como Unix, BSD e Linux, onde o usuário pode trocar de terminal, abrindo outra interface, estando no mesmo terminal físico.

No Linux, por padrão, os seis primeiros consoles virtuais são para terminais em modo texto e do sétimo console virtual em diante são para terminais em modo gráfico. Quando o usuário inicia o sistema Linux, em modo texto ou modo gráfico, e se loga, ele está conectado ao primeiro console virtual disponível. Mas os outros consoles também estão prontos para serem usados.

Para conectar-se a um outro console, mantenha pressionada a tecla Alt à esquerda enquanto pressiona uma das teclas de função, de F1 à F6. A cada tecla de função, uma nova tela com um prompt de conexão é apresentado. É possível manter-se conectado a vários consoles e ir trocando entre eles.

Para alternar entre os consoles virtuais, no ambiente modo texto usa-se a mesma combinação de teclas Alt + Fn. No ambiente gráfico do X Window usa-se a combinação Ctrl + Alt + Fn. De uma outra forma, a combinação Alt + Seta pra Esquerda alterna para o console virtual anterior e a combinação Alt + Seta pra Direita alterna para o próximo console virtual.

Os consoles ativos são especificados pelo arquivo de configuração '/etc/sysconfig/init'. O comando 'tty' retorna o nome do terminal em que está conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário