segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aprenda física de partículas jogando

Com o objetivo de atrair a atenção dos estudantes enquanto aprendem física de partículas, o Centro Regional de Análise de São Paulo (São Paulo Regional Analysis Center - SPRACE) e o CNPq patrocinaram o desenvolvimento de um jogo gratuito para computador que faz o jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria.

O jogo, batizado de "High Energy Physics Game" ou simplesmente "Spracegame", foi produzido pela empresa Summa Technology+Business e desenvolvido pela Black Widow Games Brasil, na linguagem Java. Pode rodar em computadores com Windows, Linux ou Mac. A página de download está no endereço: http://www.sprace.org.br/SPRACE/sprace-game



Segue trechos do comunicado à imprensa sobre o jogo:

Hoje sabemos que prótons e nêutrons, que compõem o núcleo atômico, são partículas compostas de quarks, constituintes ainda mais fundamentais. Seis quarks (up, down, strange, charm, bottom, top), seis léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos), além das partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton), formam o quadro atual das partículas subatômicas. Esse cenário é muito distinto daquele ensinado hoje em dia nas escolas do ensino médio. A visão que os estudantes possuem da estrutura da matéria permanece estagnada no conceito atômico do início do século passado.

Uma solução encontrada para diminuir essa defasagem de quase um século de conhecimento foi a criação de um jogo educativo que permitisse ao jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria através da tarefa de construir partículas subatômicas a partir de seus constituintes mais fundamentais.

Um comentário:

  1. Gosto muito do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Antonio B Duarte Jr

    ResponderExcluir