terça-feira, 11 de maio de 2010

CD bootável de recuperação com antivirus

Com este tipo de CD é possível procurar e remover vírus do disco rígido, sem precisar iniciar a máquina usando o sistema instalado no disco rígido, que está infectado. A maioria destes CDs bootáveis de recuperação possuem uma distribuição Linux Live, através da qual a máquina é iniciada e fica livre de uma contaminação no ambiente operacional corrente.

Este método é considerado o mais eficiente para remoção de vírus, trojan e malware porque impede a ação do programa malicioso. Muitos dos vírus, trojan e malware, quando em estado de execução e carregados na memória, não podem ser detectados e removidos por um software antivírus que está sendo executado no mesmo sistema infectado. Nestes casos é necessário iniciar um sistema limpo para restabelecer a eficiência do antivírus.

Algumas empresas produtoras de softwares antivírus fornecem gratuitamente imagens para gerar estes CDs de recuperação. Alguns destes CDs de recuperação também incluem outros utilitários para a verificação e manutenção do sistema. Abaixo uma relação com alguns destes CDs de recuperação dos principais softwares antivírus do mercado:

AVG Rescue CD
http://www.avg.com/ie-en/avg-rescue-cd

Avira AntiVir Rescue System
http://www.avira.com/pt-br/support/support_downloads.html

Kaspersky Rescue Disk
http://devbuilds.kaspersky-labs.com/devbuilds/RescueDisk10/kav_rescue_10.iso

F-Secure Rescue CD
http://f-secure.com.br/suporte/suporte_corporativo/ferramentas_e_servicos_gratuitos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário