sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Edições imperdíveis da Scientific American Brasil

A mais tradicional revista mundial de divulgação científica, a Scientific American, com mais de 165 anos, reuniu credibilidade e espaço no mercado da divulgação científica. Ao longo destes anos, vem acompanhando passo a passo o progresso da ciência e da tecnologia, noticiando as últimas invenções, apontando novas tendências e prevendo futuros desenvolvimentos.

A Scientific American Brasil faz parte desse complexo de publicações pelo mundo, sendo que a Scientific American é editada em 20 países e em 16 idiomas. O público da Scientific American Brasil é principalmente o profissional com formação universitária na faixa dos 24 aos 49 anos, com interesse em ciência e tecnologia. A edição brasileira ocupa o quarto lugar em difusão, ficando atrás apenas dos EUA, Alemanha e Itália.

A Scientific American Brasil aproxima-se do discurso científico ao lançar mão da objetividade, usando mais recursos denotativos, e preocupando-se com a descrição do real. Analisando a linguagem da revista, nota-se que ela considera que seu leitor possui maior proximidade com o conhecimento científico. Além disso, utiliza como referências principalmente especialistas no assunto, e conta com muitas fontes estrangeiras, como cientistas ligados às universidades reconhecidas internacionalmente, tendo um cuidado maior em garantir a credibilidade da notícia.

Em paralelo as edições mensais, a Scientific American Brasil esporadicamente lança edições especiais com diversos artigos sobre um tema em comum. Para os amantes da física e principalmente cosmologia, algumas edições especiais são imperdíveis. Eu recomendo a leitura das edições especiais apresentadas a seguir:

A vida secreta das estrelas - Edição especial nº 13

As diferentes faces do infinito - Edição especial nº 15

Buracos negros - Edição especial nº 18

Paradoxos do tempo - Edição especial nº 21

Relatividade - Edição especial nº 24

Fronteiras da física, 2ª edição - Edição especial nº 26

O passado e o presente do cosmos, 2ª edição - Edição especial nº 27

Todos os estados da luz - Edição especial nº 29

De que é feito o universo? - Edição especial nº 34

2 comentários:

  1. DanMad, tu não poderia ajudar seus leitores deste seu grande blog de divulgação da ciência e tentar indicar uma forma de baixar essas revistas ÍMPARES, inigualáves, em algum arquivo (formato PDF) e assim, disponíveis na web ??????

    Pô meu, veja só o meu caso: eu até que gostaria de comprar diretamente na loja da Duetto [editora da Sciam aki no Brasil], mas infelizmente, eles só aceitam cartão de crédito como pagamento, eu que sou mt ++ boleto bancário e depósito em conta, não tenho qlqr outra opção senão baixar essas revistas aew ...

    Enfim, até ...

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca procurei por estas revistas na Internet, não sei dizer se em algum lugar estão disponíveis.

    Prefiro mesmo ler uma versão impressa. O conteúdo textual da Sciam é bem denso então me conforta mais a leitura no papel.

    Obrigado pela visita a este blog.

    ResponderExcluir