quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lançamento do Fedora 14

Ontem, dia 2/11, foi lançado o Fedora 14. O Fedora é uma distribuição do sistema operacional Linux patrocinada pela empresa Red Hat, desenvolvido pelo Projeto Fedora.

O Projeto Fedora nasceu em 2003 quando a Red Hat decidiu entregar para a comunidade livre o desenvolvimento de sua distribuição voltada ao público.

Antigamente a Red Hat mantinha duas distribuições do seu sistema Linux, uma livre para o público e outra restrita ao meio corporativo, o Red Hat Enterprise Linux. A Red Hat decidiu então dedicar-se somente a distribuição corporativa e criou o Projeto Fedora para a comunidade livre. O anúncio da versão 1.0 do Fedora deu-se em 6 de Novembro de 2003.

O Fedora é uma distribuição Linux completa, de uso geral, contendo todas as novidades do mundo do software livre. É uma distribuição sempre moderna e atualizada com a mais alta tecnologia do software livre. Na distribuição Fedora, as versões dos softwares contidos estão, em sua grande parte, entre as últimas versões lançadas.

O Fedora manteve basicamente as mesmas características do antigo Red Hat Linux, com o gerenciamento de pacotes pela ferramenta RPM. Entretanto atualmente, o Fedora possui um sistema de gerenciamento de pacotes bastante eficiente e evoluído. O Fedora faz uso o delta RPM, o qual em uma atualização de pacotes, o gerenciador efetua o download apenas das partes que diferem da versão instalada. Isto gera uma grande economia na questão da banda consumida. No momento pouquíssimas distribuições utilizam o delta RPM, entre elas Fedora, Mandriva e OpenSUSE.

A diversidade de softwares disponíveis para o Fedora é grande. Existem vários repositórios de softwares livres que disponibilizam pacotes para o Fedora. O principal é o RPM Fusion (http://rpmfusion.org/). É comum também as desenvolvedoras de softwares proprietários, as que possuam versões para o sistema Linux, disponibilizarem pacotes compatíveis com o Fedora.

Uma versão do Red Hat Enterprise Linux é sempre lançada após o lançamento de uma versão do Fedora. Assim a Red Hat aproveita as características positivas do Fedora em sua distribuição corporativa.

De acordo com o site DistroWatch, o Fedora é a segunda distribuição mais popular, atrás apenas do Ubuntu. Informação checada em Novembro de 2010.

Mais informações em:

http://fedoraproject.org/

http://distrowatch.com/table.php?distribution=fedora

http://www.redhat.com/archives/fedora-announce-list/2003-November/msg00000.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário