quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mais uma forma de zerar a senha de um usuário do Windows

Algumas distribuições de Linux disponibilizam em seu repositório oficial de softwares o utilitário capaz de zerar as senhas dos usuários do Windows. Estou me referenciando ao "The Offline NT Password Editor", já citado em um artigo anterior (http://dan-scientia.blogspot.com/2009/12/como-zerar-as-senhas-dos-usuarios-do.html).

O arquivo executável deste utilitário chama-se chntpw e geralmente vem no pacote de mesmo nome. Caso sua distribuição não o forneça, você poderá encontrá-lo no site "http://pogostick.net/~pnh/ntpasswd/".

O chntpw é um utilitário para ver algumas informações e modificar as senhas no arquivo de dados de usuários SAM, em um Windows NT/2000. Este arquivo também é utilizado pelos Windows XP, Vista e 7.

Não é necessário saber a senha antiga para definir uma nova senha. Para que o utilitário funcione é preciso acessar o sistema Windows em modo offline, ou seja, a partir de um outro sistema que esteja operando no computador. O artigo anterior citava um CD de inicialização mas quem, por exemplo, está com o sistema Windows em um HD avulso, pode utilizar o Linux que está em sua máquina para montar este HD e realizar o procedimento.

Em um pequeno passo a passo, veja estes exemplos:

No seu sistema Linux, monte a partição que contém o sistema Windows;

# mount -t ntfs-3g -o force /dev/sda2 /mnt/ntfs/

Vá até a pasta que contém o arquivo SAM;

# cd /mnt/ntfs/Windows/System32/config/

Liste os usuários existentes no arquivo SAM;

# chntpw -l SAM

Especifique exatamente o usuário que terá a senha zerada;

# chntpw -u "Nome do Usuário" SAM

Na próxima tela escolha a opção 1 e pressione a tecla Enter. Isto irá zerar a senha do usuário, deixando-a em branco. Depois, o utilitário vai perguntar para gravar a mudança. Responda Y e pressione a tecla Enter. O resultado é a expressão OK.

Na próxima vez que este sistema Windows for iniciado, o usuário em questão estará sem senha de login.

Este método não funciona em um sistema Windows criptografado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário