sábado, 8 de janeiro de 2011

Momento retrô com o kit Poliopticon

Durante minha infância e pré-adolescência, no início dos anos 80, fui privilegiado em poder realizar experiências ópticas com o Poliopticon.

O Poliopticon foi uma coleção de partes ópticas e estruturais, que combinavam entre si de diversos modos, a qual permitia compor vários tipos de instrumentos ópticos. O Poliopticon proporcionava a montagem de lupas, telelupas, lunetas, microscópios, periscópios e um binóculo, tudo para uso imediato.

A montagem dos instrumentos não exigia conhecimentos especializados, nem a utilização de quaisquer ferramentas. As partes se enroscavam ou se adaptavam umas as outras, compondo rapidamente o instrumento desejado.

As muitas possibilidades de tipos de instrumentos ópticos foi fantástica para o curioso de óptica, para o astrônomo amador mirim e cientista mirim, pois é claro, tratava-se de um brinquedo. As lentes fornecidas com o Poliopticon eram pequenas e de baixa capacidade de aumento, mas suficientes para divertir qualquer criança.

O Poliopticon foi manufaturado no Brasil pela D.F. Vasconcellos S.A. entre os anos 60 e 80. O conjunto que eu tive, provavelmente o último a ser lançado, possuía 31 peças e podia montar mais de 40 instrumentos. Foi realmente muito interessante.

3 comentários:

  1. Achei um poliopticon no armário, um presente para meu filho faz muitos anos. Mas não tem instruções. Será que você tem, e poderia copiar para mim? (Copiar em PDF seria muito mais fácil, porque moro na Inglaterra).

    ResponderExcluir
  2. meu filho se interessou muito pelo meu antigo poliopticon, mas a unica peça q falta é uma lente convergente 42, como será q consigo?

    ResponderExcluir
  3. Bom, comprar um poliopticon deve ser difícil encontrar e deve ser caro pois é raridade. Mas fácil deve ser ir em uma ótica de instrumentos e mandar fazer a lente.

    ResponderExcluir