quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Senha do Disco Rígido

Não é um fato muito divulgado mas todos os discos rígidos possuem uma capacidade interna muito forte de proteção com senha. Esta senha é geralmente armazenada em um chip da controladora do HD e também em um setor especial oculto no próprio disco rígido.

Ativando esta proteção por senha faz com que o disco rígido se torne completamente inútil para qualquer um que não saiba a senha. E não somente no seu computador mas em qualquer outro.

Muitos notebooks recentes podem ativar a senha do disco rígido junto com a senha da BIOS, trancando completamente todo o hardware.

Os fabricantes de discos rígidos são incapazes de destravar um HD protegido por senha, não há qualquer senha mestra implementada internamente no firmware. Mesmo com a troca da placa controladora do disco rígido protegido, com exatamente a mesma controladora de um outro disco rígido não protegido, isso não irá remover a proteção na maioria dos discos, pois a senha é também armazenada no próprio disco.

O único meio de recuperar os arquivos de um disco rígido protegido por senha, sem saber a senha, é enviá-lo a uma empresa de recuperação de dados para destravá-lo. Mas não é qualquer empresa que consegue ou que irá fazer este destravamento de um HD protegido.

Nesta época onde o roubo de informações é crescente, proteger os dados pessoais travando o disco rígido com uma senha é uma ótima ideia. O lado ruim é que se o HD eventualmente tiver um mal funcionamento, isto pode tornar difícil ou impossível a recuperação de qualquer arquivo. Então, a primeira regra é sempre fazer cópia de segurança dos seus dados.

Um comentário:

  1. troquei meu hd de um note para outro qndo voltei ele pedia senha o que fazer ele esta sem sistema operacional, nao formata nem zera

    ResponderExcluir