quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Obtendo ajuda no Linux

No ambiente em modo texto do sistema operacional Linux, há dois comandos que exibem a ajuda dos diversos programas instalados no sistema. Estes documentos são as Páginas de Manual (Man Pages) e os Documentos de Informação (Info Documents).

Os comandos 'man' e 'info' exibem em um terminal em modo texto o conteúdo dos arquivos localizados em '/usr/share/man/' e '/usr/share/info/', respectivamente, em uma formatação de texto particular. Estes arquivos de ajuda são comumente fornecidos pelos próprios pacotes dos programas ou por "pacotões" como o man-pages, que contém uma larga coleção de documentos da Linux Documentation Project.


Páginas de Manual:

As páginas de manual vem originalmente do Unix e a maioria dos programas contém a ajuda neste formato. Possuem uma navegação simples pelas páginas, semelhante a ferramenta 'less', e geralmente tem o mesmo nome do respectivo programa.

O manual é dividido em seções numeradas de 1 a 9, de acordo com o tipo da página, e armazenadas em arquivos distintos (na maioria das vezes, as seções que mais interessam são 1, 5 e 8):

Seção   Tipo
1       Programas executáveis ou comandos do shell
2       Chamadas do sistema (funções do kernel)
3       Chamadas da biblioteca (funções de bibliotecas)
4       Arquivos especiais
5       Formatos de arquivo e convenções
6       Jogos
7       Miscelânea
8       Comandos do administrador do sistema
9       Rotinas do kernel

Cada página contém convencionalmente as seções NOME, SINOPSE, CONFIGURAÇÃO, DESCRIÇÃO, OPÇÕES, AMBIENTE, ARQUIVOS, NOTAS, AUTORES etc., e uma formatação nos caracteres (negrito, itálico, sublinhado etc.) para o significado das palavras (contudo limitada na capacidade de renderização do terminal).

Para executar o comando 'man' com determinada página de manual digita-se a linha de comando com a seguinte sintaxe:

man [seção] página

Por exemplo, para consultar a página de manual de um programa, usa-se:

# man ls          Exibe a página de manual do comando ls.
# man 8 chmod     Exibe a seção 8 da página de manual do comando chmod.

É possível procurar por uma determinada palavra, em todas as páginas manuais existentes no sistema, utilizando o parâmetro -K na linha de comando. Por exemplo:

# man -K palavra

As setas e as teclas PgUp e PgDn percorrem a página e para sair da página de manual pressiona-se a tecla Q.


Documentos de Informação:

Um outro meio de obter informações sobre os comandos, além das páginas de manual, é a documentação em formato Info, produzida pela ferramenta Texinfo e visualizada pelo comando 'info'.

Esta documentação utiliza recursos de hipertexto para navegação entre os textos, tornando mais confortável a leitura dos documentos, e da mesma forma, o arquivo Info tem o mesmo nome do respectivo programa.

Para consultar esta documentação, utiliza-se o comando 'info' seguindo a sintaxe:

info [documento]

Se não for especificado o documento, será exibido o diretório principal como menu, com uma lista de todos os documentos disponíveis.

Exemplo:

# info ls

Para navegar dentro de um documento, usa-se a tecla TAB para mover o cursor para uma ligação e pressionando ENTER para abrir. A tecla P retorna para a página anterior, N vai para a próxima página e U sobe um nível. As setas e as teclas PgUp e PgDn percorrem a página e também avançam ou retrocedem entre elas. A qualquer momento pode-se pressionar a tecla H para entrar no texto de ajuda do Info. Para sair, pressiona-se Q.

Não são todos os programas que trazem a ajuda neste formato, este formato é mais aproveitado pelos utilitários Gnu.


Estes são os dois comandos que trazem ajuda para o usuário de Linux no ambiente texto. Experimente executar "man man", "info info", "man info" e "info man" para conhecer mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário