terça-feira, 22 de novembro de 2011

Livros fascinantes sobre física, cosmologia e astronomia

O hábito da leitura é fundamental para a formação do ser humano. Mesmo que se busque apenas uma simples informação, o conteúdo absorvido durante a leitura, deixa a pessoa, a partir daquele momento, diferente do que era.

Para quem gosta de ler a respeito e procura saber mais sobre física teórica, cosmologia e astronomia, eu recomendo estes excelentes livros. São autores de reconhecimento mundial e obras incríveis para a divulgação científica.

Não são livros técnicos ou artigos científicos, são apenas leituras agradáveis para o leitor comum, com linguagem simples e acessível para pessoas de qualquer área.

Título: O universo numa casca de noz
Autor: Stephen Hawking
Editora: Arx
Edição: 5ª
Ano: 2002
Idioma: Português

Uma extraordinária viagem através do espaço-tempo, repleto de ilustrações e explicações claras sobre os temas mais atraentes da física teórica. Mostrando os segredos do universo, da supergravidade à supersimetria, da teoria quântica à teoria M. Onde a semente cósmica do universo era uma pequena noz.

Título: Uma nova história do tempo
Autor: Stephen Hawking & Leonard Mlodinow
Editora: Ediouro
Edição: 1ª
Ano: 2005
Idioma: Português

Trata-se de uma nova versão do livro "Uma breve história do tempo" a qual atualiza as questões mais difíceis da física moderna. A natureza do espaço e do tempo, e a história e o futuro do universo, desde a teoria das cordas até a teoria unificada.

Título: O tecido do cosmo
Subtítulo: O espaço, o tempo e a textura da realidade
Autor: Brian Greene
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1ª
Ano: 2005
Idioma: Português

Neste livro o autor discorre sobre os grandes temas da cosmologia. Um extenso conteúdo que explica da origem do universo ao futuro mais remoto, em uma viagem pelo espaço-tempo, mostrando as principais teorias da cosmologia quântica, numa linguagem para o leitor comum.

Título: Mundos paralelos
Subtítulo: Uma jornada através da criação, das dimensões superiores e do futuro do cosmo
Autor: Michio Kaku
Editora: Rocco
Edição: 1ª
Ano: 2007
Idioma: Português

Mundos paralelos é uma jornada por buracos negros, máquinas do tempo e universos alternativos. Apresentando a teoria M, capaz de explicar a ideia de universos paralelos. Traz de forma simples e acessível as descobertas que estão mudando o modo de compreender o universo.

Título: Illustrated Encyclopedia of the Universe
Autor: Martin Rees (general editor)
Editora: Dorling Kindersley
Ano: 2009
Idioma: Inglês

Um fabuloso guia visual do universo, explorando cada aspecto do espaço desde o Big Bang aos planetas do Sistema Solar. Com um compreensivo atlas do céu noturno, descrições detalhadas, textos explicativos e ilustrações de inúmeros objetos estelares.

Título: As grandes equações
Subtítulo: A história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram
Autor: Robert P. Crease
Editora: Zahar
Edição: 1ª
Ano: 2011
Idioma: Português

No livro o autor conta como surgiram as fórmulas matemáticas mais famosas, desde Pitágoras até Heisenberg. Como foi a vida destes cientistas que criaram as equações mais importantes para a história da humanidade.

Título: O grande projeto
Subtítulo: Novas respostas para as questões definitivas da vida
Autor: Stephen Hawking & Leonard Mlodinow
Editora: Nova Fronteira
Edição: 1ª
Ano: 2011
Idioma: Português

O livro trata sucintamente das questões do surgimento e história do universo e da existência de seres como nós. Apresentando as teorias científicas mais recentes sobre o "grande projeto" do nosso universo e da teoria de tudo, em uma linguagem simples porém brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário