sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Usando um dispositivo USB como fonte de instalação do Linux

A instalação de um sistema Linux pode ser realizada de diversas formas. A mais comum é fazer o download da imagem ISO do DVD/CD de instalação e gravar a imagem em uma mídia óptica.

Como alternativa, ao invés de criar um DVD de instalação a partir da imagem ISO, pode-se preparar um USB flash drive, com a mesma imagem ISO, e usá-lo como fonte de instalação completa da distribuição Linux.

Na documentação oficial da distribuição Fedora (http://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/16/html/Installation_Guide/index.html), no Guia de Instalação capítulo 3.2 e subcapítulos, são demonstradas três formas de preparar um dispositivo de armazenamento USB para este propósito.

A primeira é com a utilização de uma ferramenta gráfica denominada "LiveUSB Creator". Esta ferramenta tem versões para MS Windows e Linux (pacote liveusb-creator). Seu uso é simples, basta navegar até o local onde se encontra a imagem, selecioná-la, e criar o dispositivo "Live USB". Este método não remove os dados existentes na mídia USB.

A segunda, somente em ambiente Linux, utiliza a ferramenta livecd-tools (pacote de mesmo nome) em linha de comando no prompt do Shell. Esta ferramenta possui uma interface interativa em modo texto e com poucas etapas ela transfere a imagem ISO para a mídia USB, preparando o dispositivo para suportar o boot da máquina. Este método também não remove os dados existentes na mídia USB. Veja um exemplo de linha de comando, usa-se o comando 'livecd-iso-to-disk' contido no pacote livecd-tools:

# livecd-iso-to-disk imagem.iso /dev/sdX1

No caminho para a mídia USB, informe até a partição (1). Neste método pode ocorrer da ferramenta reclamar que a partição do dispositivo USB não está marcada como bootável. Ela recomendará o uso da ferramenta 'parted', como exemplificada a seguir:

# /sbin/parted /dev/sdX
(parted) toggle 1 boot
(parted) quit

A maioria das mídias USB contém apenas uma partição, uma situação diferente pode depender de outros procedimentos não demonstrados aqui.

A terceira utiliza a ferramenta dd do Linux (pacote coreutils) em linha de comando no prompt do Shell. Esta ferramenta transfere bit a bit todo o conteúdo da imagem para o dispositivo USB. No comando informe a imagem como entrada e o caminho para o dispositivo como saída, por exemplo:

# dd if=imagem.iso of=/dev/sdX

Este método destrói qualquer informação armazenada na mídia USB, portanto tenha cuidado ao especificar o caminho para o dispositivo.

Importante salientar que, em todos os métodos, a capacidade da mídia USB deve ser compatível com o tamanho da imagem ISO, senão não caberá. E a mídia USB não deve estar montada durante o processo de criação da fonte de instalação.

O uso de um USB flash drive como fonte de instalação é necessário quando a máquina não dispõe de uma unidade de leitura óptica, como ocorre nos netbooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário