sexta-feira, 22 de maio de 2009

Conselhos para um usuário doméstico

Para quem não depende exclusivamente ou não utiliza com freqüência algumas das soluções Microsoft ou outro aplicativo que tenha somente a versão para Windows, eis alguns conselhos que podem ser interessantes para quem achar conveniente.

Faça seu computador pessoal ter instalados o Windows e o Linux em dual boot. Esta configuração permite que seja escolhido qual o sistema que deseja carregar quando ligar o computador.

Segue alguns argumentos a favor disso:

1º) Muitos usuários na sua residência desejam uma maior privacidade e ou personalização em seu ambiente?

O Linux permite isso com eficiência total visto que é um sistema multi-usuário por excelência pois herdou esta característica do Unix. No ambiente Linux cada usuário está completamente protegido com seus arquivos pessoais, outros usuários não conseguem ter acesso, e também cada usuário pode configurar seu ambiente desktop de acordo com o seu gosto.

2º) Está utilizando o Windows com um usuário com privilégios de administrador?

No ambiente Windows muitos aplicativos não funcionam adequadamente quando a conta de usuário não tem privilégios de administrador, porém desta forma o seu sistema fica extremamente vulnerável a perda de configuração, perda ou corrompimento dos arquivos e outros desastres que podem por tudo a perder. No Linux já é diferente, cada usuário tem somente a permissão restrita de um usuário, não possuindo quaisquer acessos aos arquivos e a configuração do sistema. E mesmo assim os aplicativos ficam totalmente funcionais, podendo ser utilizados sem qualquer receio de prejudicar todo o sistema.

3º) Medo de baixar um arquivo, ler um e-mail ou de navegar pela internet e pegar vírus?

A grandiosa maioria dos vírus existentes são para o sistema Windows, muitíssimo pouco existe para Linux. Não só por isso mas como um sistema Linux é operado em modo restrito de usuário, qualquer coisa que aconteça só afetará os arquivos deste usuário. E caso queira baixar novos aplicativos para instalar em seu computador, 99,9% das vezes serão pacotes disponibilizados nos repositórios oficiais da sua distribuição Linux ou diretamente pelo site da empresa que o desenvolveu, ou seja, a confiança é total quanto a procedência dos arquivos.

4º) Cansado de travamentos, de instabilidades e ter que reiniciar o sistema com freqüência?

O Linux é um sistema que permite um uptime bastante longo, há relatos de máquinas que ficaram meses sem precisar de um único reboot. E mesmo caso uma aplicação de usuário trave o controle do teclado e do mouse, é possível pela rede acessar o seu computador e derrubar o aplicativo problemático.

5º) Está ou pretende atuar na área na computação, ou no seu trabalho exige o conhecimento em informática?

Neste quesito torna-se mais que obrigação ter o conhecimento de outros sistemas operacionais. Existem uma série de aplicativos equivalentes entre todos os sistemas e saber produzir em todos é uma qualidade bastante favorável.

6º) Seu sistema e seus aplicativos andam desatualizados, é complicado o processo de atualização?

No Windows cada aplicativo tem o seu método particular de atualização, não existe um procedimento padrão e automatizado para todas aplicações, o que torna o processo cansativo. No Linux é diferente, graças a um eficiente sistema de gerenciamento de pacotes, todo o processo de atualização pode ser realizado de uma forma bastante otimizada, inclusive a instalação ou remoção de um aplicativo.

7º) Possui softwares piratas em seu computador, às vezes inclusive o Windows?

Saiba que pirataria é crime, sob pena de prisão. Provavelmente se somar o preço de todos os aplicativos instalados em seu Windows, certamente será um valor muito alto tornando difícil a regularização do seu computador. Saiba então também que o Linux é um software gratuito, como também a grande maioria dos aplicativos disponíveis para este sistema.

8º) De vez em quando gosta de um joguinho ou necessita utilizar um aplicativo que só tenha versão para Windows?

Por isso dei esta sugestão de dual boot. Para caso precise, reinicie a máquina e carregue o sistema Windows em seu computador. É um procedimento bem prático e indolor.


Basicamente é isso, estes são os meus conselhos a favor da utilização do Linux. Informo também que para toda mudança terá um período de adaptação para que se aprenda o novo ambiente, mas garanto que não é difícil.

Na questão do dual boot, saiba que é possível através da virtualização ter o Windows rodando dentro do seu ambiente Linux. Assim não será necessário reiniciar a máquina para mudar entre os sistemas, ficando tudo no mesmo ambiente. É muito prático, só não recomendável para aplicações pesadas, como jogos por exemplo.

Não tenha medo, no Linux é possível fazer tudo o que existe de trivial em um uso de computador doméstico, como acessar a internet, MSN, e-mail, pacote office, multimídia etc. Tudo de uma forma muito segura e estável. Sua vida não vai mudar, ou melhor vai, pra melhor! Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário