segunda-feira, 22 de março de 2010

As fases da Lua

A Lua orbita a Terra em uma distância média de 382.400 quilômetros. Sua órbita completa define-se o mês lunar e tem duração de 29,53 dias. Este é o período sinódico, também chamado de lunação ou mês sinódico da Lua. Da mesma forma que a Terra, metade da Lua é iluminada pelo Sol enquanto a outra metade fica no escuro. Com a Lua circulando a Terra, vemos mudanças na fração da parte iluminada voltada para nós. Estas mudanças são as fases da Lua e se repetem sempre na mesma ordem.

Apesar de enxergarmos durante o mês lunar quase 30 fases da Lua, apenas quatro fases lunares são as principais e recebem denominações especiais: são as Luas Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante.

Na fase chamada de Lua Nova, a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol. Nós vemos o lado da Lua que não está iluminado pelo Sol. Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo com o Sol. Quando a Lua está exatamente alinhada com o Sol, temos um eclipse solar.

Com o movimento da Lua afastando-se do Sol, nós começamos a ver um pouco do lado iluminado da Lua, em uma forma côncava. A Lua cresce, ou engrossa, à cada noite. Quando metade do disco lunar está iluminado, chamamos esta fase de Quarto Crescente. Nesta fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.

A Lua continua a crescer. Quando mais da metade do disco está iluminado, toma-se uma forma convexa. Esta convexidade vai crescendo a cada noite até ser possível ver todo o lado iluminado da Lua. Esta é a fase chamada de Lua Cheia. Nesta fase a Lua nasce ao pôr do Sol e se põe junto com o nascer do Sol do próximo dia. Também nesta fase a Lua completa metade do mês lunar. Quando a Lua está exatamente alinhada com a Terra e o Sol, temos um eclipse lunar.

Durante a segunda metade do mês lunar, sua forma ainda é convexa mas torna-se mais fina a cada noite. Atingido os três quartos do mês lunar, a Lua mostra novamente metade do disco iluminado e a outra metade no escuro. É a fase Quarto Minguante. Entretanto, estes lados estão trocados em relação a fase de Quarto Crescente. Nesta fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

Em seu último quarto do mês lunar a nossa visão do lado iluminado da Lua toma-se novamente a forma côncava. A cada noite a concavidade torna-se mais fina. A Lua completa sua jornada retornando a fase de Lua Nova.


A figura acima, fora de escala, demonstra as fases da Lua. A representação da Lua em órbita mostra os lados escuros e os lados ocultos. A nossa visão de cada fase, do Hemisfério Sul da Terra, é mostrada na linha inferior.

Existe uma sincronia entre os movimentos de rotação e revolução da Lua. Por causa disso, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. Não podemos observar plenamente o outro lado e por isso recebe o nome de lado oculto.

Da mesma forma que o Sol a Lua nasce no leste e se põe no oeste. Durante a primeira metade do mês lunar a Lua recebe a luz do Sol que está se pondo ou já se pôs e durante a segunda metade do mês lunar a Lua recebe a luz do Sol que está prestes a nascer ou que já nasceu.

Um comentário: