sábado, 13 de março de 2010

Modelos de cores RGB e CMY

O RGB é um modelo de cores aditivas formado por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O CMY é um modelo de cores subtrativas formado por ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). Um modelo de cores é um modelo matemático abstrato que descreve as cores em forma numérica, tipicamente utilizando três ou quatro valores.

Toda cor vem de um componente básico, que é a luz. A luz branca é composta de três ondas de cores básicas: vermelho, verde e azul. Estas três cores são denominadas de cores aditivas pois a partir de uma ausência total de luz, que forma a escuridão ou a cor preta, suas combinações vão até uma adição das três em suas intensidades máximas, produzindo o branco. Então, as cores aditivas utilizam a luz transmitida antes de ser refletida por uma matéria. As cores aditivas são utilizadas em monitores, aparelhos de televisão, scanners e câmeras digitais.

Modelo RGB

Mas existem também as cores subtrativas produzidas por uma luz refletida em uma matéria. Esta matéria possui pigmentos que absorvem e subtraem algumas ondas, deixando somente outras serem refletidas. As cores subtrativas também possuem 3 cores primárias: ciano, magenta e amarelo. A subtração total das três cores forma a cor preta, a máxima reflexão das três cores forma a cor branca. É deste modo que enxergamos as cores dos objetos que vemos. Um objeto é vermelho porque os pigmentos absorvem as ondas verde e azul da luz, refletindo somente a vermelha. As impressoras utilizam o modelo CMY, de cores subtrativas.

Modelo CMY

As cores aditivas e as subtrativas são aproximadamente correlacionadas. Pois o ciano é obtido com a mistura das cores azul e verde, o verde é obtido com a mistura das cores ciano e amarelo. Desta forma, por aproximação toda cor secundária aditiva é uma cor primária subtrativa, bem como toda cor secundária subtrativa é uma cor primária aditiva. As cores não são exatamente as mesmas porque a conversão entre os dois modelos não é precisa.

Na informática o padrão "truecolor" do modelo RGB utiliza uma profundidade de cor de 24 bits. Cada cor primária tem sua intensidade representada por um valor de 8 bits, de 0 à 255 em notação decimal ou de 00 à FF em notação hexadecimal, então 256 valores diferentes (2 elevado a 8). O número de combinações possíveis fica sendo 256x256x256, ou 2 elevado a 24, que é igual à 16.777.216 cores. Muitas delas imperceptíveis pelo olho humano.

No modelo CMY cada cor primária tem sua intensidade representada em uma escala de 0 à 100%, ou de 0 à 1 em alguns softwares. A intensidade máxima produz a cor preta, ou seja, uma mistura de 100% de cada cor.

Pelo motivo da qualidade da tinta não ser perfeita, as impressoras adotam a cor preta em adição às cores primárias, formando o modelo CMYK, pois a mistura de 100% de cada cor não consegue reproduzir o preto mas sim um marrom bem escuro, neste caso a cor preta é usada em substituição às três. Outros motivos trazem a vantagem de usar a cor preta, um é a economia pois gastar 100% de cada cor primária é muito mais caro do que gastar somente 100% da cor preta e o outro motivo é que 100% de cada cor encharcaria demais o papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário