quinta-feira, 27 de maio de 2010

Criar ou excluir partições no Windows XP e 7

Atualmente, isto desde o Windows XP, a ferramenta fdisk não é mais incluída no sistema Windows. Nas versões atuais usa-se o "Gerenciamento de disco" para criar ou excluir as partições e volumes, usando os formatos de arquivo NTFS ou FAT32.

O "Gerenciamento de disco" faz parte do "Gerenciamento do computador". A partir deste gerenciador podemos, também, desfragmentar o disco rígido, alterar a letra da unidade e caminho, formatar uma partição, estender volumes, verificar as propriedades de uma partição etc.

Os passos para realizar estes processos são semelhantes no Windows versão XP e superiores, sendo assim a receita de como fazer é a mesma.

Para iniciar o "Gerenciamento de disco" faça logon como um administrador ou como membro do grupo Administradores. Clique em Iniciar/Executar, ou no Windows 7 é a barra de pesquisa, digite diskmgmt.msc e clique em OK. Ou de outra forma, pode clicar com o botão direito do mouse em "Meu computador", clique em "Gerenciar" e no quadro à esquerda em "Armazenamento" clique em "Gerenciamento de disco".


A janela "Gerenciamento de disco" é exibida. Os seus discos e volumes são exibidos em um modo de exibição gráfico ou por lista.

Para criar uma nova partição ou unidade lógica, clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado do disco no qual deseja criar a partição e clique em "Nova partição". No "Assistente para novas partições", clique em "Avançar". Clique no tipo de partição que deseja criar, Partição primária, Partição estendida, ou Unidade lógica e clique em "Avançar". Especifique o tamanho da partição na caixa "Tamanho da partição em MB" e clique em "Avançar". Opte por atribuir uma letra de unidade manualmente, deixar o sistema numerar a unidade automaticamente ou não atribuir uma letra de unidade à nova partição ou unidade lógica e clique em "Avançar". Especifique as opções de formatação que deseja usar e clique em "Avançar". Confirme se as opções selecionadas estão corretas e clique em "Concluir".


A nova partição ou unidade lógica é criada e aparece no disco básico correspondente na janela do "Gerenciamento de disco". Se escolher por formatar o volume, o processo de formatação é iniciado.

Para excluir uma partição, no "Gerenciamento de Disco", clique com o botão direito sobre uma partição existente e escolha a opção "Excluir partição". Será exibida uma tela dizendo que todos os dados da partição serão perdidos. Clique em "Sim" para excluir a partição.

Um detalhe, o Windows ainda não é compatível com as partições do sistema Linux, consequentemente as partições do Linux possuem o status de "Partição desconhecida".

8 comentários:

  1. Isso dá certo mesmo, obrigado, estava precisando

    ResponderExcluir
  2. Quano excluo uma partiçao, o volume dela volta para o HD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, torna-se espaço não particionado no HD.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Oi, quando clico com o botão direito na partição C: não aparece a opção "Nova partição"

    ResponderExcluir
  4. No meu caso utilizaria como uma forma de backup para formatar daria certo ??

    ResponderExcluir
  5. No meu não aparece "nova partição" oque eu faço, me ajudeem por favor çç

    ResponderExcluir
  6. Não lembrava como fazê-lo (tinha lido, mas esqueci).
    Obrigado!

    ResponderExcluir