quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Copiando arquivos pela rede em modo texto

Em sistemas Linux podemos copiar arquivos entre máquinas de uma rede utilizando uma ferramenta do pacote OpenSSH. O OpenSSH é uma versão gratuita das ferramentas de conectividade SSH. O OpenSSH codifica todo o tráfego para eliminar qualquer ataque de escuta ou rapto de conexão. A suíte OpenSSH traz soluções que substituem o rlogin, telnet, ftp e o rcp.

A ferramenta para cópia remota e segura de arquivos é o scp (secure copy). O scp copia arquivos entre máquinas em uma rede usando a mesma autenticação e segurança da ferramenta ssh. São permitidas cópias entre uma máquina local e uma remota ou entre duas máquinas remotas. Para que o scp funcione é necessário que a máquina remota tenha o servidor sshd ativo.

A sintaxe básica e resumida do comando está na linha abaixo:

scp [-Cr] [-P porta] [[usuario@]host1:]arquivo1 ... [[usuario@]host2:]arquivo2

Um exemplo é:

scp joao@192.168.0.105:/home/joao/arquivo.ext /home/maria/

O comando acima copia o arquivo.ext da máquina remota no endereço 192.168.0.105, usando a conta do usuário joao, para a máquina local, de onde está sendo executado o comando. Se a conta do usuário joao tiver uma senha então será solicitada para autorizar a cópia.

Existem diversas opções para a linha de comando, citei apenas a "-C" que ativa a compactação para a transferência, a "-r" que copia recursivamente um diretório e "-P porta" para caso a porta não seja a padrão. A página manual traz uma descrição de todas as opções.

A velocidade da cópia obviamente depende da estrutura da rede. Em uma rede de 100 Mbits a velocidade máxima teórica é 12,5 MB/s.

Mais informações em: http://www.openssh.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário