terça-feira, 10 de agosto de 2010

Neologismo na computação

Chama-se de neologismo a criação de novas palavras na língua ou atribuição de novos sentidos a palavras já existentes. No mundo da computação o neologismo ocorre com uma grande frequência. Estas palavras surgem para suprir uma necessidade vocabular, que pode ser momentânea mas às vezes, quando muito utilizada, acaba se estabelecendo no idioma e se torna parte do léxico.

Como exemplos de neologismos na computação, temos: salvar, escanear, logar, deslogar, ripar, ressetar, rebootar etc. Geralmente são palavras da língua inglesa que são pronunciadas e escritas de uma forma aportuguesada.

Em muitos casos a expressão já possui uma tradução para a língua portuguesa e o uso destas palavras acaba sendo um erro. Por exemplo dizer "embedar" em vez de "incorporar", "downloadar" em vez de "baixar", "printar" em vez de "imprimir", "setar" em vez de "configurar" e "atachar" em vez de "anexar" passa a ser um atentado à língua portuguesa.

Embora existam palavras que estão incorporadas no léxico, algumas devem ser evitadas, são os casos de "customizar" pois deve ser usado "personalizar", "deletar" pois deve ser usado "apagar" e "estartar" pois deve ser usado "iniciar".

Atualmente a moda é dizer "googar" e "tuitar", são tecnologias na Internet com grande popularidade. Tudo quanto é novidade acaba formando um neologismo, isto é característica de uma língua viva. Há até um website norte-americano, o "Word Spy" (http://wordspy.com/), que mantém um guia para estas novas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário