quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Informações nos arquivos MP3

O ID3 é um formato muito popular de etiqueta de identificação para arquivos de áudio. Uma etiqueta ID3 é um recipiente de dados anexado em um arquivo MP3, somente MP3. Pode armazenar informações relevantes à música contida no próprio arquivo, como o nome da música, do compositor, do disco, o gênero, o ano e até uma imagem com a capa do disco.

Diversos softwares como iTunes, Windows Media Player, WinAmp e hardwares "MP3 players" como o iPod, aparelhos de DVD e de som automotivo suportam a etiqueta ID3. Assim, quando um arquivo MP3 é reproduzido nestes equipamentos, as informações são mostradas no visor.

Para inserir estas informações no arquivo MP3 é necessário um editor de etiqueta ID3, por exemplo o EasyTAG (http://easytag.sourceforge.net/). Alguns softwares multimídia também trazem este recurso de edição da etiqueta, por exemplo o iTunes e o WinAmp.

Os programas que convertem as faixas de CD de áudio para arquivos MP3 costumam automatizar este processo. Existem servidores na Internet que fornecem o CDDB (Compact Disc Database), ou Banco de Dados do Disco Compacto, e o programa de conversão identifica o CD e acessa o banco para preencher a etiqueta com as informações armazenadas no CDDB.

A versão mais recente da etiqueta ID3 é a 2 (ID3v2). Nesta versão, as informações ficam armazenadas no início do arquivo MP3. Cada campo da etiqueta pode armazenar 16 MB e a capacidade total da etiqueta é 256 MB. Na primeira versão do ID3 (ID3v1) a etiqueta ficava nos últimos 128 bytes do arquivo MP3 e cada campo podia armazenar no máximo 30 caracteres.

É possível manter as duas versões de etiqueta no mesmo arquivo MP3. Isto ajuda na compatibilidade com os diversos tocadores pois nem todos suportam a versão 2. Entretanto a versão 2 pode conter dezenas de campos enquanto a versão 1 contém apenas seis. Desta forma as informações podem ficar incompletas quando for utilizada a primeira versão.

Vale a pena manter sua coleção de MP3 com as etiquetas devidamente preenchidas. Pelo menos as informações básicas como nome do disco, nome da música, nome do artista, ano, número da faixa, gênero e uma imagem da capa do disco. Os tocadores mostrarão as músicas em uma forma organizada e especialmente no iPod, que é capaz de mostrar a capa do disco, sua coleção terá um visual incrível.

Mais informações em http://www.id3.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário