sábado, 14 de agosto de 2010

Corrida de Vetores

A corrida de vetores é um jogo de papel e caneta de origem desconhecida e que pode ser jogado por dois ou mais jogadores. Para este jogo utiliza-se um papel quadriculado, preferencialmente com os quadradinhos da grade possuindo 5 milímetros de dimensão, e contendo um desenho imitando um circuito de Fórmula 1. Este jogo simula uma corrida de carro.

Na corrida de vetores cada carro é representado por um vetor. Os vetores indicam a aceleração, a direção e a posição do carro (na ponta da seta). Os carros sempre devem ficar na interseção das linhas do quadriculado e não no interior de um quadradinho.

Durante cada movimento um carro pode deslocar-se no mesmo número de quadradinhos e direção do movimento anterior ou, pode deslocar-se para um dos pontos ao redor desta projeção do movimento anterior. A escolha entre pontos próximos fará com que diminua o vetor e consequentemente reduza a velocidade do carro e a escolha entre pontos mais distantes aumentará o vetor e a velocidade do carro. A direção também pode ser alterada com a escolha de pontos laterais ao ponto central da projeção.

O deslocamento do carro se dá nesta sucessão de vetores ligados e a posição atual do carro estará na extremidade do último vetor adicionado. A figura abaixo ilustra o deslocamento do carro partindo do repouso, cada círculo indica um ponto para onde o carro pode deslocar-se e a linha tracejada é a projeção do movimento anterior, que marca o ponto central dos nove pontos permitidos para o deslocamento.


Semelhante a uma corrida real onde os carros devem respeitar o posicionamento e a desaceleração, para realizarem uma curva com um bom aproveitamento, neste jogo os vetores devem seguir esta mesma destreza nos movimentos dos carros. Desta forma, os jogadores devem planejar cada movimento, prevendo os próximos para que seu carro não saia da pista. O percurso formado por esta sucessão de vetores é semelhante a um percurso de um carro em uma corrida real.

Toda mudança de direção ou de velocidade ocorre com uma mesma taxa de variação que é, durante cada rodada, um quadradinho por vez. Assim, por exemplo um vetor com cinco quadradinhos de comprimento precisará de 4 rodadas para reduzir seu comprimento à um quadradinho apenas.

Para realizar o jogo deve-se então ter uma folha de papel quadriculado e uma caneta, ou canetas de cores distintas para cada participante. Nesta folha faz-se um desenho de uma pista de fórmula 1 com a linha de largada e chegada. A largura da pista deve comportar o número de jogadores lado a lado, seis quadradinhos de largura é uma boa medida. Após a definição da ordem dos jogadores, cada jogador marca o seu ponto inicial sobre a linha de largada. Se houver mais jogadores que o espaço disponível na linha de largada, pode-se usar as linhas de trás. Seguindo a ordem dos jogadores, a cada rodada cada jogador marca o seu vetor e assim sucessivamente até que todos completem a volta na pista. A classificação final é de acordo com a ordem de chegada ou pode-se definir o vencedor aquele que, após terminada toda a rodada, tiver passado a linha de chegada com maior distância.

Durante o percurso dois carros não podem estar sobre um mesmo ponto, deve-se escolher um ponto livre, dentro da pista e a reta do vetor não pode passar fora da pista. É permitido ocupar um ponto que já foi ocupado por outro jogador em uma rodada anterior e os vetores podem cruzar-se.

Dependendo da situação, pode ocorrer do jogador não ter um ponto livre dentro da pista, seja por ter suas opções já ocupadas pelos outros jogadores ou seja por estar em uma velocidade que não permita reduzir a tempo e por exemplo realizar uma curva. Para estas situações existem diversas regras que devem ser combinadas pelos jogadores. Existe definir que o jogador não poderá realizar a jogada e na próxima deverá reiniciar sua velocidade do zero, ou realizar a jogada colidindo com outro jogador ou saindo da pista e reiniciar sua velocidade do zero. Pode-se ainda aplicar punições como por exemplo ficar uma rodada sem jogar e o deslocamento fora da pista deve ser de um em um quadradinho. O jogador vítima da colisão normalmente segue sua jogada normalmente. Tudo é combinado antes da corrida.


Se quiser jogar no computador existe um site que possui uma versão em Java deste jogo, chama-se Vector Racer (http://vectorracer.boschloo.net/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário