segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brincadeira de adivinhar um número na calculadora

Algumas calculadoras, mesmo as simples, possuem uma funcionalidade na tecla = (igual), talvez associada à função de repetição ou função de cálculo contínuo, que quando pressionada, após a exibição do resultado de um cálculo, repete a última operação.

Para testar se a calculadora possui esta funcionalidade, por exemplo, tecle 1 + 1 e tecle = repetidamente. Se o resultado receber incrementos de 1 a cada pressionamento da tecla = então a calculadora possui esta funcionalidade.

Nestas calculadoras é possível fazer uma brincadeira de adivinhação de um número. Uma pessoa programa a calculadora, escolhendo um número de quantos dígitos desejar e passa a calculadora para outra pessoa, a qual irá descobrir o número digitando seus palpites.

Para programar a calculadora nesta brincadeira, entre com um número de quantos dígitos preferir. Um bom tamanho é um número de quatro dígitos. Divida este número por ele mesmo e tecle =. O resultado será obviamente 1. Pronto, a calculadora está programada. Não tecle mais nada e passe a calculadora para a outra pessoa.

Exemplo, sequência de teclas para programar o número 3647:

3 6 4 7 : 3 6 4 7 =

Para realizar as tentativas a pessoa deve digitar os números e teclando = após cada palpite. Se o palpite for menor que o número correto, o resultado será menor que 1 (zero vírgula alguma coisa). Se o palpite for maior que o número correto, o resultado será maior que 1 (um vírgula alguma coisa). Quando acertar o número, o resultado será exatamente 1.

Exemplo, adivinhando o número acima:

[Palpite 1] 5 5 5 5 = (a calculadora retorna 1,5232 - o palpite é maior)
[Palpite 2] 3 3 3 3 = (a calculadora retorna 0,9139 - o palpite é menor)
[Palpite 3] 3 6 4 7 = (a calculadora retorna 1 - o palpite está certo)

A brincadeira se desenvolve nestas tentativas, digitando um número e teclando =, para que o resultado se aproxime de 1. Quanto maior o número de dígitos, maior a dificuldade. Pode-se informar ao adivinhante quantos dígitos tem o número, ou não.

Ainda não encontrei uma documentação que explique esta funcionalidade das calculadoras, não é exatamente a função de cálculo contínuo pois esta função aproveita o resultado na operação seguinte. Nas tentativas, quando digita-se o palpite e a tecla =, o resultado das operações é o palpite dividido pelo número certo.

Infelizmente não é toda calculadora que aceita esta brincadeira. Nas mais simplezinhas costuma funcionar. Numa científica, toda poderosa, provavelmente não. Em uma com RPN, acredito que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário