sábado, 21 de janeiro de 2012

Extrair o áudio de um DVD

No ambiente Linux existe um reprodutor multimídia com o qual é possível, dentre muitas funcionalidades, extrair o áudio de um filme em DVD. Trata-se do MPlayer (http://www.mplayerhq.hu/), uma aplicação de linha de comando com código aberto.

O MPlayer suporta e reproduz dezenas de formatos de vídeos, incluindo uma mídia física no formato DVD, utilizando a opção 'dvd://número_do_título'. Para especificar a saída de áudio em um arquivo usa-se a opção do driver de saída de áudio '-ao' com a subopção 'pcm', onde '-ao pcm' especifica o driver de saída de áudio raw PCM/wave para escrita em arquivo. A subopção pcm permite 'file=arquivo.wav' para especificar o nome do arquivo que será gerado.

Opções adicionais podem ser utilizadas caso houver interesse ou necessidade, por exemplo, a opção '-ss hh:mm:ss' inicia em determinada posição do vídeo, '-endpos segundos' encerra na posição dada, '-alang LL' especifica a linguagem do áudio, '-chapter capítulo' especifica o capítulo para reprodução e '-dvd-device /dev/XXX' especifica o caminho para o dispositivo DVD.

Um exemplo de linha de comando é apresentado a seguir, reproduzindo o título 1 do DVD, encerrando após 8 segundos e gerando o arquivo title1.wav:

$ mplayer dvd://1 -endpos 8 -ao pcm:file=title1.wav

Com este arquivo wave em mãos, pode-se converter pra qualquer outro formato de áudio que desejar, com a ferramenta que desejar. O formato de áudio raw PCM/wave é um dos melhores para manter o áudio na íntegra, sem qualquer compactação com perda de dados.

O MPlayer está disponível também para outras plataformas e sistemas, consulte a documentação. Existem muitas interfaces gráficas para o MPlayer mas para explorar todas as opções, a linha de comando é necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário